Sociedade Bíblica de Portugal

Manuscritos do Mar Morto

Os Manuscritos do Mar Morto - também chamados de manuscritos de Qumran - foram encontrados por volta de 1947 nas cavernas de Qumran, em Israel. São rolos e fragmentos de rolos de livros, escritos nos últimos séculos antes do início da nossa era. Existem milhares de fragmentos, de aproximadamente mil pergaminhos diferentes. Somente cerca de dez pergaminhos foram preservados, estando (quase) completos.

Pergaminhos bíblicos do Mar Morto

Aproximadamente vinte por cento dos milhares de pergaminhos são textos "bíblicos", livros do Antigo Testamento. Também foram encontrados fragmentos dos livros deuterócanónicos e de outros escritos. Mas é importante lembrar que os termos “bíblico” e “deuterocanónico” ainda não existiam no tempo em que esses pergaminhos foram escritos. Portanto, estes são livros da tradição judaica que mais tarde foram chamados de "bíblicos" ou "canónicos".

Fragmentos do Antigo Testamento

Foram encontrados foram encontrados, aproximadamente, duzentos rolos de livros do Antigo Testamento hebraico em Qumran. Foram preservados fragmentos de quase todos os livros do Antigo Testamento (apenas o livro de Ester está ausente). Uma das descobertas mais espetaculares é o pergaminho completo de Isaías. A maioria dos fragmentos encontrados são de Isaías,dos Salmos e dos livros do Pentateuco.

O seu significado para o conhecimento da Bíblia

As descobertas de Qumran são de enorme valor para o estudo do Antigo Testamento. Agora estão disponíveis documentos tangíveis dos textos do Antigo Testamento, que são milhares de anos mais antigos que o texto anteriormente conhecido, o Códice de Leningrado. Comparando este texto com o texto dos Manuscritos do Mar Morto, sabemos mais sobre o desenvolvimento dos textos do Antigo Testamento (veja também crítica textual).

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: