Administração e sociedade
Ab (Mês)
Ab é o quinto mês do calendário babilónico
Abib (Mês)
Abib é o primeiro mês do Antigo calendário israelita
Acadiano
O acadiano é uma língua semita do leste. Na verdade, este é um termo coletivo para o babilónico (o idioma dos babilónios) e o assírio (o idioma dos assírios). O babilónico e o assírio usavam a escrita cuneiforme, emprestada dos sumérios. Como resultado disso, a escrita cuneiforme passou por um desenvolvimento posterior.
Acessórios Reais: Anel-Sinete
Os reis e outros em altos cargos no antigo Oriente Próximo usavam um anel-sinete. Este acessório era usado para carimbar documentos oficiais com o selo pessoal do seu emissário.
Acessórios Reais: Ceptro
O ceptro era um cajado usado pelos regentes
Acessórios Reais: Coroa
Um dos objetos mais distintivos das roupas de um rei, em muitas culturas, é a sua coroa. Uma coroa reflete o renome e a soberania reais. A colocação de uma coroa na cabeça de alguém ("coroação") sinaliza o início do seu reinado. O aspeto exato desse objeto da realeza no período do Antigo Testamento, no entanto, não pode ser determinado com certeza. Há apenas um relato de coroação no Antigo Testamento: em 2 Reis 11: 12
Acessórios Reais: Trono
Na Israel antiga, o trono, como lugar da realeza, era um símbolo importante do elevado estatuto e poder do rei
Adar (Mês)
Adar é o décimo segundo mês do calendário babilónico
Administração de Justiça no Antigo Testamento
O Antigo Testamento contém muitas histórias e textos acerca de juízes e da administração da justiça. Deus é o juiz supremo, e as suas leis são implementadas pelos líderes de Israel.
Administração de Justiça no Novo Testamento
A Judeia fazia parte do Império Romano e, portanto, estava sujeita à jurisdição romana. No entanto, havia também um tribunal religioso judeu que pronunciava decisões sobre assuntos judaicos internos: o Sinédrio
Adultério
O adultério era um crime grave no mundo da Bíblia. Era punível com morte
Agripa
O rei Agripa II é filho de Herodes Agripa I e bisneto de Herodes, o Grande. Reinou desde 48 a cerca de 93 dC.
Alfabeto
Por volta de 1500 aC, as nações do antigo Oriente Próximo começaram a usar uma nova forma de escrita: o alfabeto. Foram provavelmente os fenícios quem desenvolveu essa forma de escrita. O alfabeto consistia em 22 letras, cada uma indicando uma consoante específica. As vogais não eram representadas na escrita. Esse tipo de escrita é chamada de "alfabeto" por causa das duas primeiras letras do alfabeto grego: alfa e beta.
Ano Sabático e Ano de Jubileu
O Jubileu era um ano sagrado na época do Antigo Testamento. Lembrava aos israelitas que tanto eles como a terra pertenciam a Deus. Este ano especial tinha lugar a cada 49 anos (sete vezes sete); a cada sétimo ano acontecia o Ano Sabático, e a cada sete ciclos de sete anos sabáticos acontecia o Ano de Jubileu.
Antigo Calendário Israelita
Nalguns textos do Antigo Testamento, são usados os nomes dos meses do antigo calendário israelita. Encontramos os seguintes nomes:
Antíoco IV
Antíoco IV Epifânio foi rei da Síria no século II aC. A Judéia também debaixo do seu domínio. Saqueou o templo em Jerusalém.
Apedrejamento
O apedrejamento, ou lapidação, como pena de morte era comum no tempo do Antigo Testamento.
Arquelau
Arquelau é um dos filhos de Herodes, o Grande
Arratel
O arratel é um peso romano que aparece no Novo Testamento. Em João 19:39
Assassínio
O assassinato era um crime grave, tanto de acordo com as leis do Antigo Testamento, como no Novo Testamento. Um dos dez mandamentos trata do assassinato.
Augusto
O primeiro imperador do império Romano foi Augusto. O seu nome de nascimento era Gaio Octávio, mas ao tornar-se imperador recebeu o nome de Augusto (o «exaltado»). Foi imperador entre os anos de 27 aC a 14 dC.
Balança
As balanças eram usadas para garantir transações honestas com pesos ou dinheiro. As balanças foram, portanto, um instrumento importante, especialmente para os cambistas
Bul (Mês)
Bul é o oitavo mês do calendário israelita antigo
Calendário
Nos tempos antigos, os calendários também eram usados para dividir o ano. Na Bíblia, encontramos vestígios de diferentes calendários.
Calendário Babilónico
Nos textos mais tardios do Antigo Testamento e nos livros deterocanónicos, podemos encontrar os nomes dos meses do calendário babilónico. A partir da era babilónica (século 6 aC), este calendário também foi usado em Israel.
Calendário de Gezer
Em 1908, durante escavações em Gezer (localidade a cerca de 30 quilómetros a oeste de Jerusalém), foi encontrada uma placa de pedra calcária com o que provavelmente é um calendário. A pedra tem cerca de 12 por 7 centímetros de tamanho e data do século X aC. O texto está escrito em hebraico antigo
Cambistas
No mundo antigo, os cambistas eram necessários por causa dos vários tipos de moedas. Podiam ser encontrados nos mercados e nas praças, onde havia comércio.
Castigo
No tempo da Bíblia, o castigo era visto como uma maneira de restarurar a ordem à sociedade. Segundo o pensamento bíblico, isto podia ser feito de modos diferentes, por exemplo:
Castigo Corporal
A Bíblia menciona ocasionalmente o castigo corporal. Um dos castigos possíveis era o flagelo. Se alguém fosse flagelado, de acordo com Deuteronómio 25:1-3
Chassidim
Os chassidim (também chamados de “hasidim”) eram um grupo de judeus piedosos. Apareceram pela primeira vez no século II aC, mas as suas origens não são claras. De acordo com 1 Macabeus 2: 42
Cidadão Romano
Na lei romana, era feita uma distinção entre homens que eram cidadãos de Roma e os outros, que não possuíam a cidadania. Cada grupo tinha leis distintas, e estas leis davam-lhes diferentes direitos e responsabilidades. Os escravos não tinham nenhuns direitos.
Cobrador de Impostos
Um cobrador de impostos, ou publicano, era alguém que cobrava impostos em nome do governo romano. Na época do Novo Testamento, os cobradores de impostos eram menosprezados, porque colaboravam com os romanos. Além disso, pediam frequentemente muito mais dinheiro do que deveriam.
Crucificação
Jesus foi crucificado. A crucificação era uma punição comum no Império Romano.
Cruz
Uma cruz era um instrumento de tortura usado pelos romanos para executar a pena de morte
Cuneiforme
Cuneiforme é o nome para o formato das marcas (literalmente "em forma de cunha") que compõem os vários grafemas. Era escrito da esquerda para a direita em tabuínhas de argila.
Dárico (Moeda)
Por volta de 520 aC, o rei persa Dario I (522-486 aC) introduzio o daric. O daric pesava 8,4 gramas e era feito de ouro puro. O valor monetário era equivalente a 20 siclos
Denário (Moedas)
Um denário era cerca de um dia de salário para um trabalhador bem pago. Um denário valia o mesmo que um dracma.
Depósito
Se alguém emprestasse algo, poderia pedir um depósito. Se esse empréstimo não fosse pago, poderia guardar para si o depósito. Poderiam também cobrar juros
Dinheiro no Antigo Oriente Próximo
Na Antiguidade, antes que o dinheiro fosse usado, já havia precursores da moeda.
Dinheiro no Antigo Testamento
A palavra hebraica para "dinheiro" e a mesma que para "prata". Isto demonstra que no mundo do Antigo Testamento
Dinheiro no Novo Testamento
No tempo do NovoTestamento, as pessoas eram pagas quase sempre em moeda romana ou grega. A troca por troca só ocorria numa escala menor, a nível local.
Dízima
Os israelitas tinham de apresentar uma décima parte (dízima) da sua produção das colheitas ou dos rebanhos como oferta a Deus. Jacob foi o primeiro a prometer a Deus um décimo de tudo o que ganhasse (Génesis 28:22
Elul (Mês)
Elul é o sexto mês do calendário babilónico
Escravatura
A escravatura era um fenómeno comum na antiguidade, variando os seus contornos consoante a região e o período. O número de escravos variava de lugar para lugar. As condições de vida desses escravos também variavam, e havia diferentes perspetivas da escravatura.
Escravatura no Antigo Testamento
O Antigo Testamento estabelece a diferença entre dois tipos de escravos:
Escravatura nos Tempos Greco-Romanos
No mundo helenístico, as opiniões sobre a escravidão eram diferentes das visões posteriores, no mundo romano. Aristóteles, por exemplo, fala dos escravos como "instrumentos falantes" (Aristóteles, Política 1.1-7): os escravos são escravos por natureza.
Escravidão na Igreja Primitiva
Os escravos, homens e mulheres, também eram membros das primeiras congregações cristãs. Tinham um papel de absoluta igualdade nas suas funções e valor junto das mesmas.
Escravidão: Metáfora
No Novo Testamento, a escravidão é frequentemente usada como imagem. Às vezes, para apontar o mau comportamento, outras para ilustrar o que significa obediência a Cristo.
Escravos Libertados
Nos tempos do Novo Testamento, os senhores tinham o direito de libertar os seus escravos. Isto podia ser feito formal ou informalmente, durante a vida do dono ou em testamento. Os escravos eram frequentemente libertados depois de trabalhar para o seu dono por várias décadas.