Sociedade Bíblica de Portugal

Acessórios Reais: Trono

Na Israel antiga, o trono, como lugar da realeza, era um símbolo importante do elevado estatuto e poder do rei. Do trono, o rei faz pronunciamentos administrativos, mas também julgamentos de caráter legal ( 2 Samuel 14: 9 e Salmo 122: 5). O trono estava tão intimamente associado ao ofício real que se tornou um símbolo para todos os aspetos do domínio real.

Trono de Salomão

Na Bíblia, a única descrição que encontramos de um trono está em 1 Reis 10: 18-20 e 2 Crónicas 9: 18-19. Lá lemos acerca do impressionante trono do rei Salomão:

“Mandou fazer também um grande trono de marfim revestido de ouro fino. O trono tinha seis degraus; a parte superior do trono era arredondada; havia de cada lado do assento dois braços, e junto dos braços dois leões de pé. Colocados nos degraus havia doze leões, seis de cada lado. Nunca se tinha feito obra semelhante em nenhum outro reino.” ( 1 Reis 10: 18-20)

Recursos externos

Com o auxílio desta descrição e de descobertas arqueológicas, podemos esboçar uma imagem aproximada de como era o trono real na antiga Israel. O trono era um grande assento feito de pedra, madeira ou até metais preciosos ou marfim. Normalmente, tinha costas altas e braços largos em ambos os lados. Por vezes, o trono era decorado com marfim ou ouro incrustado, com representações de figuras humanas, animais ou padrões geométricos.

Querubins

Ao lado dos braços do trono de Salomão estavam dois leões. Também podem ser encontrados exemplos desses tronos com figuras de leões (ou esfinges, figuras com corpo de leão e cabeça de homem) entre outros achados arqueológicos do antigo Oriente Próximo. Um exemplo disso é o sarcófago do rei Abiram de Biblos, do século X aC. O sarcófago apresenta uma representação do rei sentado no seu trono, com uma esfinge de cada lado. Vemos uma imagem bastante semelhante no santuário, na arca da aliança: dois querubins que, juntos, formam o trono de Deus.

Escabelo

Colocado na frente do trono real, geralmente havia um escabelo, ou repousa-pés. Era uma espécie de degrau ou banco, destinado a apoiar os pés do rei. O escabelo é mencionado várias vezes na Bíblia, mas geralmente em sentido figurado: o escabelo é um símbolo de submissão a Deus (ver Isaías 66: 1 e Mateus 5: 35). As únicas referências ao objeto físico são encontradas em 2 Crónicas 9: 18 e Tiago 2: 3.

Trono Divino

A figura de um rei sentado no seu trono é usada na Bíblia regularmente como expressão do poder e majestade de Deus ( 1 Reis 22: 19, Isaías 6: 1 e Ezequiel 1: 26). O trono de Deus, no entanto, está no Céu, não na terra ( Salmo 11: 4), o que indica que a sua majestade não é comparável à dos reis terrenos.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: