Sociedade Bíblica de Portugal

Administração de Justiça no Antigo Testamento

O Antigo Testamento contém muitas histórias e textos acerca de juízes e da administração da justiça. Deus é o juiz supremo, e as suas leis são implementadas pelos líderes de Israel.

Moisés, sacerdotes e levitas

Nos primeiros livros do Antigo Testamento, lemos que Moisés é quem transmite as leis de Deus. Moisés era também a pessoa que administrava a justiça. Quando isso se tornou um fardo demasiado pesado para ele, setenta homens sábios (anciãos) foram designados para ajudá-lo em assuntos menos importantes. Esses anciãos receberam liderança sobre grupos de mil, cem, cinquenta e dez homens.

Naquela altura, era tarefa dos sacerdotes e levitas ensinar as leis e os regulamentos às pessoas. Tinham ainda de fazer julgamentos em casos demasiado complicados para um juiz local.

O período dos juízes

Durante o período dos juízes do livro bíblico com o mesmo nome (1400-1000 aC), os israelitas ainda não tinham rei. Nessa época, a função jurídica dos idosos continuava a ter importância. Se um caso era muito complicado para os anciãos de uma vila ou cidade, os sacerdotes eram chamados para ajudar. As pessoas de alto escalão militar também poderiam estar envolvidas na administração da justiça. A justiça era também  administrada nas portas da cidade.

O tempo dos reis

Quando o povo de Israel passou a ter rei, este tornou-se no maior juiz que o povo poderia ter. Isso ocorreu no período entre 1040 e 586 aC.

As pessoas podiam ir ao rei e apresentar o seu caso diante dele ( 1 Reis 3: 16-28). A decisão do rei era vinculatória.

O período persa

No período persa (539-333 aC), aplicaram-se as leis persas. No entanto, os persas permitiram que os judeus tratassem dos seus próprios casos. Um exemplo disso pode ser encontrado em Esdras 7: 25-26. Esta distinção foi adotada mais tarde também pelos romanos.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: