Sociedade Bíblica de Portugal

Crucificação

Jesus foi crucificado. A crucificação era uma punição comum no Império Romano.

Um castigo romano

A crucificação era uma pena capital} usado principalmente pelos romanos. Fontes romanas mencionam várias culturas que usaram esse castigo antes dos romanos, como os persas, o povo germânico ou os celtas.

Esta forma de punição só poderia ser usada para escravos, ladrões e agitadores, mas nunca para Romanos. A crucificação era vista como um castigo muito severo, porque era público, doloroso e humilhante.

Como funcionava a crucificação?

O próprio condenado tinha que carregar a trave transversal da sua cruz para o local onde deveria ser executado. Lá, ele seria amarrado ou pregado à trave com pregos nos pulsos. A viga cruzada era presa ao poste vertical ou a uma árvore que já estivesse no lugar e, finalmente, as pernas ou tornozelos da pessoa condenada eram pregados a este poste.

O criminoso tinha de continuar ali até morrer. Colocava-se um sinal na cruz ou pendurado ao pescoço do condenado, detalhando o seu crime.

Morte

Uma pessoa crucificada morria de uma combinação de sede, exaustão e dificuldade respiratória. Por estar pendurado pelos pulsos, os seus pulmões eram esmagados. Só conseguia respirar suportando um pouco o peso com as próprias pernas, o que muitos faziam. Deste modo, podia demorar alguns dias até que alguém morresse. Ao partir as pernas da pessoa, apressava-se a morte.

Normalmente, depois de morto, o corpo era comido por animais selvagens.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: