Família e corpo humano
A Doença e a Cura em Jesus Ben Sira
Nos tempos bíblicos, muitos desconfiavam do trabalho dos médicos. Mas do erudito Jesus Ben Sira, ouvimos uma mensagem diferente. Para ele, a doença de alguém era uma consequência do pecado contra o seu Criador, mas ainda assim o doente deve procuar um médico para receber a cura.
A Joalharia na Antiga Israel
Os arqueólogos encontraram os seguintes items de joalharia em Israel, a maioria dos quais também são mencionados na Bíblia:
Adultério
O adultério era um crime grave no mundo da Bíblia. Era punível com morte
Bebé
Não se sabe muito sobre o cuidado de crianças na época da Bíblia.
Capa
A capa ou veste exterior era usada por cima da túnica
Carta de Divórcio
A carta de divórcio era um documento que era dado a uma esposa quando o marido queria pedir o divórcio
Casamento
Há poucas descrições de casamento na sua vertente legal na Bíblia. No entanto, o casamento desempenha um papel importante nas histórias do Antigo Testamento
A maioria das culturas do Antigo Oriente Próximo pressupunham o casamento monógamo. Porém, a figura das concubinas
A Bíblia também prevê leis e regulamentos quanto ao divórcio
Casamento no Antigo Testamento
Os costumes que regiam o casamento no Antigo Testamento são aparentes sobretudo nas narrativas. As leis relativas ao casamento são poucas em número.
Casamento no Novo Testamento
No Novo Testamento, o casamento é de caráter patriarcal (iniciado pelo homem), como no Antigo Testamento: o homem casava, a mulher era casada com ele.
Cegueira
Na Bíblia, há várias histórias sobre cegueira. Também existem leis para a proteção de pessoas cegas, como em Levítico 19: 14
Cinto
O cinto era uma faixa larga de pano usada à volta do tronco. Era quase sempre de linho, por vezes de couro. O cinto podia ser usado com uma túnica ou uma capa. As dobras da larga tira de pano poderiam ser usadas como uma espécie de bolsa para transportar pequenos objetos.
Circuncisão
Tantos os israelitas como os povos seus vizinhos costumavam circuncidar os homens. Na Bíblia, a circuncisão significa a ablação do perpúcio, no orgão sexual masculino. Não se conhece a prática da circuncisão feminina. Pode encontrar-se mais informação acerca da circuncisão em:
Clã
Cada tribo consistia em vários clãs. Portanto, o clã é a segunda maior unidade da antiga sociedade israelita. Os membros de um clã são parentes (distantes).
Cobertura Para a Cabeça
Nos tempos bíblicos, os homens e as mulheres usavam um pano em volta da cabeça como cobertura para a cabeça.
Concubina
Nos tempos do Antigo Testamento, um homem não só podia ter várias esposas, mas também uma ou mais concubinas. Essas concubinas tinham um estatuto mais baixo e o seu principal propósito era o de gerar filhos. Eram também um símbolo de riqueza e poder. Não há referência a concubinas no Novo Testamento.
Coração
Na Bíblia, o coração não tem apenas uma função física, mas também uma função espiritual. É o lugar do nosso corpo onde as emoções, sentimentos, coragem, discernimento, conhecimento e sabedoria podem ser encontrados. O coração é o símbolo da pessoa interior, em todos os aspetos.
Crianças
Nos tempos bíblicos, era importante ter filhos. A falta de filhos era considerada um grande problema. Ao contrário de hoje em dia, as crianças também eram uma necessidade prática.
Dever de Levirato
O dever de Levirato é um costume bíblico, também conhecido como casamento de Levirato ou casamento de cunhado (levir é a palavra em latim para cunhado). Se um homem morresse sem filhos, o seu irmão ou outro homem de família teriam de casar com a viúva.
Direitos do Primogénito (Direito de Primogenitura)
O filho mais velho recebia uma parcela dupla da herança
Divórcio
No mundo bíblico, o divórcio é um costume legítimo. Um marido poderia mandar embora a sua esposa, se já não quisesse estar casado com ela.
Doença
Na Bíblia, são mencionados todos os tipos de doenças e deficiências diferentes: a deficiência motora, cegueira
Dote
Quando uma mulher casava, o marido (a família) tinha de pagar um dote ou um preço nupcial.
Entrada de túmulo
Família
No tempo da Bíblia, a família era muito importante. Família, neste caso, significava família extensa, pai e esposa (ou esposas), filhos, noras, netos e escravos.
Filho e Filha
As palavras "filho" e "filha" em hebraico indicam em primeiro lugar um relacionamento familiar direto, como em português.
Funeral
Em Israel, havia uma variedade de costumes diferentes que diziam respeito aos funerais, muito semelhantes aos das culturas ao seu redor.
Herança
Após a morte do pai, os filhos receberiam os seus bens como herança. O filho mais velho recebia uma porção dupla, o direito de primogenitura
Joalharia e Maquilhagem na Antiga Israel
Na antiga Israel, assim como na sociedade moderna, investia-se muito tempo e esforço na aparência. Não apenas as mulheres ricas, mas também as menos ricas, usavam jóias, maquilhagem, cuidavam do corpo com cremes e loções aromáticas e perfumes. Na Bíblia, há referências frequentes a jóias e produtos para cuidar da aparência.
Lavagem dos Pés
Na Bíblia, há relatos frequentes de pessoas que lavam os próprios pés ou a outras pessoas. A lavagem dos pés era necessária, porque nos tempos bíblicos era hábito usar-se sandálias abertas e os pés sujavam-se rapidamente. Além disso, a lavagem dos pés também fazia parte das regras de pureza para os sacerdotes. Por fim, lavar os pés de alguém também pode ser um gesto de hospitalidade.
Luto
Quando alguém morria, havia uma variedade de rituais que permitiam que as pessoas lamentassem.
Maquilhagem e Cuidado do Corpo na Antiga Israel
No clima quente e seco do antigo Oriente Próximo, os cuidados com a pele eram quase tão comuns quanto agora e até possuíam técnicas bastante desenvolvidas. As mulheres aplicavam pomadas perfumadas para proteger a pele do ressecamento. Também maquilhavam o rosto com cores vivas, usavam perfume e pintavam as unhas com verniz.
Nomear
No Antigo e no Novo Testamento, os nomes têm geralmente um significado. Em muitas das histórias, é a mãe que escolhe o nome do filho a seguir ao nascimento.
O Mundo dos Mortos no Antigo Testamento
No Antigo Testamento, o mundo dos mortos é um lugar subterrâneo onde estão os mortos. Não é possível regressar deste submundo, ainda que ressuscitar alguém não seja impossível na Bíblia.
O Mundo dos Mortos no Novo Testamento
As ideias acerca da vida depois da morte presentes no Novo Testamento correspondem às do Antigo Testamento, mas é verdade que também foram influenciadas pelo pensamento judaico e grego tardios sobre a ressurreição e o julgamento final. Em Paulo, a ênfase é posta na morte e ressurreição de Jesus. Os crentes morreram com Jesus e terão vida eterna com ele.
Óleo de Unção
O óleo da unção consistia numa mistura de óleo e fragrâncias. Misturar o óleo da unção era um trabalho para um profissional: um membro do grémio de perfumistas.
Ossário
Resgate
O resgate é um costume familiar no Antigo Testamento. Tinha a intenção de assegurar que tanto as pessoas como os bens materiais (como as propriedades) permaneciam na família de um dado indivíduo.
Sandálias
Quando se mencionam sapatos na Bíblia, geralmente significa sandálias. As sandálias eram feitas de couro e presas nos tornozelos com tiras.
Sandálias
Sarcófago
Um sarcófago é um caixão de madeira ou de pedra. A palavra aparece apenas uma vez na Bíblia: depois da sua morte, José
Sepultura
Nos tempos bíblicos, os mortos eram normalmente enterrados. Deixar um corpo desenterrado ou cremá-lo era visto como uma punição severa.
Sepultura
Quando as pessoas morriam, eram enterradas. Havia diferentes tipos de sepulturas, as sepulturas no chão ou um espaço escavado numa rocha eram as mais comuns.
Tribo
Na Bíblia, o povo de Israel é dividido em doze tribos. No mundo do Antigo Testamento, uma tribo é um conjunto de pessoas que pertenciam ao mesmo grupo. As pessoas de uma tribo estão relacionadas umas com as outras de algum modo.
Túmulo
Túmulo na Pedra
Em Israel, as pessoas eram enterradas em túmulos cortados em rocha desde o período do Primeiro Templo (por volta do século VIII antes de Cristo até 586 aC) até o final do período do Segundo Templo (primeiro século aC a 70 dC).
Túnica
A túnica, enquanto roupa de baixo, era uma camisa usada por baixo do manto, tanto por homens quanto por mulheres.
Tzaraath
A palavra hebraica Tzaraath é o termo usado para várias doenças da pele e problemas como o eczema. Podemos encontrar em objetos um tipo semelhante de erupção cutânea ou descoloração..
Unção
A unção envolve derramar óleo sobre a cabeça ou os pés de alguém ou esfregar partes do corpo com óleo.