Fé cristã
A Ceia do Senhor
Na igreja primitiva, a ceia do Senhor era uma refeição litúrgica baseada na última ceia de Jesus com os doze discípulos, na véspera de sua morte. Na Bíblia, são usadas palavras diferentes para referir a ceia do Senhor:
A Mensagem de Paulo acerca de Jesus Cristo
Para Paulo, não parece ser assim tão importante o que Jesus disse e fez durante a sua vida aqui na Terra. Para ele, a coisa mais importante é o facto de Jesus ter morrido por nós e ressurgido de novo. Se crermos nele, Deus salvar-nos-á.
Para dar mais peso às suas palavras, Paulo faz frequentes referências ao Antigo Testamento.
A Mensagem de Paulo de Liberdade e Igualdade
A mensagem de Paulo é de liberdade. Os cristãos não têm de se preocupar com os poderes que tentam controlar a vida das pessoas. São livres e só têm de fazer o que Deus lhes pede.
A Mensagem de Ressurreição de Paulo
Na sua Primeira Carta aos Coríntios, Paulo escreve extensivamente sobre a ressurreição dos mortos. Para Paulo, com a sua formação judaica, é facto que as pessoas serão ressuscitadas no final dos tempos. Alguns cristãos de Corinto, no entanto, achavam isso estranho e não acreditavam nisso.
A Oração do Pai Nosso: Conteúdos
A oração do Pai Nosso
A Oração do Pai Nosso: Versóes
Em Lucas e em Mateus, Jesus ensina aos seus discípulos uma oração que mais tarde fica conhecida como a oração do Pai Nosso.
A Primeira Viagem Missionária de Paulo
A primeira viagem missionária de Paulo começa e termina na cidade de Antioquia da Síria. A jornada leva-o até à ilha de Chipre e a vários lugares na Ásia Menor. Há um relato da sua primeira viagem missionária em Atos, capítulos 13 e 14.
É provável que esta viagem tenha acontecido entre o ano 45 e 50 d.C.
A Quarta Viagem de Paulo: Roma
A quarta viagem de Paulo começa em Jerusalém e termina em Roma. A maior parte da jornada é feita de navio. Há um relato dessa viagem em Atos 27-28.
A Ressurreição de Jesus
Para a igreja primitiva, a ressurreição de Jesus
Há vários livros que relatam a ressurreição de Jesus, se bem que de modos diferentes. Quanto mais recentes são os livros, mais concreta é a descrição da sua ressurreição.
A Ressurreição de Jesus em João
No Evangelho de João
A Ressurreição de Jesus em Marcos
Marcos 16:1-8
A narrativa do túmulo vazio está alinhada com os relatos das pessoas que não chegam a morrer, mas que ascendem aos Céus em divina glória. Jesus é levado do mesmo modo que Enoque o foi, e também Elias
O versículo final (Marcos 16:8
A Ressurreição de Jesus em Mateus
Em Mateus
A Ressurreição de Jesus: Aparições
Na carta de Paulo à igreja de Corinto, encontramos a primeira descrição das aparições de Jesus. Na sua generalidade, este relato já era provavelmente familiar à comunidade greco-romana do seu tempo. Em 1 Coríntios 15:3-5
A Ressurreição de Jesus: o Credo
Nas Cartas de Paulo
A Ressurreição de Jesus: o Túmulo Vazio
Marcos fala do túmulo
A Segunda Viagem Missionária de Paulo
A segunda viagem missionária de Paulo começa e termina na cidade de Antioquia, na Síria. A jornada leva-o a várias cidades da Ásia Menor e da Grécia. Há um relato de sua primeira viagem missionária em Atos 15: 36-18: 22
A Unção dos Doentes
Em Tiago 5:14-15
Nos Evangelhos, os discípulos de Jesus também curam os doentes ungindo-os com óleo (Marcos 6:13
A Vinda do Espírito Santo
A história de Pentecostes
Abba
Abba era uma palavra em aramaico
Aliança
Um “pacto” ou aliança é um acordo entre duas partes que prometem sob juramento cumprir certas condições. Às vezes as promessas são mútuas, mas muitas vezes a promessa é feita por apenas uma das partes.
Aliança no Novo Testamento
No Novo Testamento, Jesus faz uma nova aliança com os seus seguidores, distribuindo pão e vinho durante a última ceia. Na igreja primitiva, celebrar a ceia do Senhor
Amén
Amén é uma palavra hebraica que significa "na verdade" ou "" verdadeiramente ", e deriva do verbo amen, que significa" ter fé "e" ser confiável ". Amén é usado na Bíblia como uma exclamação: após uma oração
Amor
Na Bíblia, o amor é o aspeto mais fundamental do relacionamento entre as pessoas. Compreende carinho, fidelidade, sexualidade, amizade, responsabilidade mútua e conhecimento do outro. O amor é um dos temas mais importantes do Antigo e do Novo Testamento - não apenas o amor entre as pessoas, mas também o amor entre Deus e a Humanidade.
Anjo no Novo Testamento
Assim como no Antigo Testamento, existem anjos no Novo Testamento. No entanto, ocorreu uma mudança no papel que os anjos cumprem.
Antecedentes de Paulo
Paulo cresceu em Tarso. Mais tarde, foi evidentemente a Jerusalém. Como judeu piedoso, tentou erradicar os seguidores judeus de Jesus Cristo. Trabalhava como artesão para se sustentar.
Anti-Cristo
A palavra "anticristo" (em grego anticristo) ocorre em 1 João
Apóstolo
Arcanjo
Na Bíblia, os arcanjos são um grupo especial e importante de anjos
Ascensão de Jesus
A história da ascensão de Jesus aos Céus deixa claro que, depois da ressurreição, Jesus é exaltado por Deus como Senhor e Juiz. Assim sendo, esta história sublinha a compreensão do crente de que o Senhor ressuscitado foi glorificado por Deus.
Atitude na Oração
No Antigo Testamento, não encontramos uma atitude fixa de oração, nem tão pouco no Novo Testamento. As pessoas oram, por exemplo:
Batismo
O batismo é uma imersão total na água. Na Bíblia, é sinal de um novo começo e de uma iniciação. Jesus
Batismo: Manuscritos do Mar Morto
Não há nada sobre o batismo no Antigo Testamento. É, portanto, surpreendente que alguns dos Manuscritos do Mar Morto
Beatitude
As nove bençãos com as quais o Sermão no Monte
Belzebu
Belzebu é outro nome para Satanás, o líder dos espíritos malignos.
Bênção e Maldição
Na Bíblia, dar a bênção é pronunciar algo bom sobre alguém, o que - se feito da maneira correta - garante que essa coisa boa aconteça realmente com essa pessoa. A palavra "bênção
Bênção no Novo Testamento
No Antigo Testamento, dar a bênção significava pronunciar algo de bom sobre a vida de alguém. No Novo Testamento, o significado muda. Aqui, uma bênção é uma expressão de ação de graças ou de santificação.
Comunhão (Ceia do Senhor): Instituição
A “instituição” da comunhão ocorre quando, pouco antes de sua morte, Jesus está com os seus discípulos em Jerusalém para celebrar a Páscoa. Durante a refeição, Jesus parte o pão e partilha o vinho.
Comunidade: Evangelhos
Podemos encontrar traços da identidade individual das várias comunidades nos quatro evangelhos.
Confiança
Na Bíblia, “confiança” é uma das características mais importantes da crença, e crer é depositar a sua confiança em Deus. Portanto, confiança e fé são muito próximas. O Antigo e o Novo Testamento usam a mesma palavra para “confiança” e para “acreditar”.
Confiança no Antigo Testamento
No Antigo Testamento, confiar geralmente significa optar por nos apoiarmos em pessoas ou coisas não confiáveis, ou confiar somente em Deus. A confiança e a fé estão intimamente relacionadas no Antigo Testamento. A palavra hebraica aman pode significar "confiar" e "ter fé".
Confiança no Novo Testamento
No Novo Testamento, a confiança geralmente está ligada ao incentivo para confiar na bondade de Deus e nas suas promessas. A palavra grega para "confiança" também pode significar "ter fé". Nas epístolas de Paulo, a palavra “confiança” é repetidamente usada para significar fé em Deus e em Jesus Cristo.
Consagração por Unção
Na Bíblia, as pessoas e os objetos são ungidos com um óleo especialmente concebido para o efeito. Isto torna evidente que os objetos ou pessoas ungidas estão assim dedicadas de um modo especial ao serviço de Deus. As palavras “Messias” e “Cristo” são derivadas deste ritual de unção.
Conversão de Paulo
O autor do livro de Atos
Convicção
As palavras “convicto” e “convicção” ocorrem com frequência no Novo Testamento. Esses termos apontam para uma atitude de abertura que vem de um sentimento de liberdade e falta de medo. Essa maneira livre de encarar o mundo baseia-se geralmente numa forte confiança em Deus.
Cordeiro de Deus
No Novo Testamento
Noutros textos, “cordeiro de Deus” é uma referência específica ao cordeiro que é sacrificado na Páscoa (see 1 Coríntios 5:7
Cristãos
“Cristãos” (christianoi em grego) é o nome dado aos seguidores de Jesus Cristo
Cristianismo e Judaísmo
Jesus