Sociedade Bíblica de Portugal

Graça no Novo Testamento

No Novo Testamento, a graça é o favor e a bondade imerecidos que Deus mostra ao seu povo. Muitas vezes, o significado é expandido para significar a salvação de Deus para a humanidade por meio de Jesus Cristo.

Terminologia

Nas traduções do Novo Testamento, 'graça' geralmente representa a palavra grega charis. Esta palavra significa 'aquilo que traz deleite, felicidade, alegria ou bênção'.

A graça como ajuda de Deus

A graça, no Novo Testamento, refere-se geralmente ao modo como Deus ajuda as pessoas, ou à bênção que lhes concede. É pela graça de Deus, por exemplo, que os cristãos na Macedónia são capazes de apoiar a XtopicX_626_congregação em Jerusalém, apesar da sua própria pobreza ( 2 Coríntios 8: 1). Deus tem piedade das pessoas que dela necessitam e que lhe pedem ajuda ( 1 Pedro 5: 5).

Graça como salvação de Deus, através de Jesus Cristo 

No Novo Testamento, a graça também se refere frequentemente à graça que Deus deu à humanidade através de Jesus Cristo: através de Jesus, os crentes são salvos, mesmo que não o mereçam. Paulo coloca a graça de Deus em contraste com as ações das pessoas. Escreve que os crentes não são salvos pelos seus próprios esforços - seguindo a lei judaica - mas apenas pela graça de Deus ( Efésios 2: 8-9). Pela sua graça, Deus aceita as pessoas como justas se elas crerem em Jesus Cristo ( Gálatas 2: 21).

 

Noutras partes do Novo Testamento, como o XtopicX_2517_evangelho de João, os méritos da lei e da graça são justapostos (veja, por exemplo, João 1: 14-18).

Os dons espirituais como graça de Deus

A palavra charis ('graça') é por vezes usada no Novo Testamento com um significado semelhante ao carisma. Nesse caso, refere-se aos dons espirituais que Deus concede aos crentes. Nesse sentido, a 'graça' (charis) dada a Paulo por Deus consiste no seu dom apostólico ( Romanos 12: 3). A ideia por trás disso é, muito provavelmente, que os cristãos recebem presentes de Deus "pela graça", para edificarem a igreja. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: