Sociedade Bíblica de Portugal

Comunhão (Ceia do Senhor): Instituição

A “instituição” da comunhão ocorre quando, pouco antes de sua morte, Jesus está com os seus discípulos em Jerusalém para celebrar a Páscoa. Durante a refeição, Jesus parte o pão e partilha o vinho.

Palavras de instituição

Encontramos passagens conhecidas como “palavras de instituição” ou “palavras eucarísticas” em quatro lugares no Novo Testamento:

Mateus, Marcos, Lucas e Paulo

Existem várias descrições da instituição da ceia do Senhor no Novo Testamento. As diferenças importantes entre as descrições em Marcos, Mateus, Lucas ​​e nas cartas de Paulo são, por exemplo:

  • Os evangelhos de Mateus e Marcos carecem da exortação encontrada em Lucas e Paulo: "Façam isto toda as vezes, em memória de mim.” Estritamente falando, então, o que encontramos em Marcos e Mateus não é a “instituição da ceia do Senhor.”
  • Em Mateus e Marcos, Jesus passa um copo durante a refeição, enquanto que em Paulo ele faz isto após a refeição.
  • Em Lucas, Jesus passa o copo duas vezes, uma vez durante a refeição e uma vez após a refeição. Nos outros, Jesus faz isto apenas uma vez.

João

Também no quarto evangelho há uma descrição extensa da última refeição de Jesus com os seus discípulos João 13: 1-30. Mas não encontramos palavras de instituição.

João é o único dos quatro evangelistas a nos dizer que, no início da refeição, Jesus lava os pés dos seus discípulos. Esta lavagem dos pés é um gesto poderoso: o Senhor torna-se num servo. Assim, Jesus dá aos seus discípulos um exemplo da maneira como devem comportar-se uns com os outros.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: