Sociedade Bíblica de Portugal

Batismo

O batismo é uma imersão total na água. Na Bíblia, é sinal de um novo começo e de uma iniciação. Jesus pede para ser batizado por João Batista. Mais tarde, o batismo  torna-se um importante rito de passagem nas comunidades cristãs.

Antecedentes do Batismo

No Antigo Testamento, a purificação é um tema importante. Às vezes, a água faz parte disso (veja, por exemplo, 2 Reis 5:9-14). O batismo como um ritual de iniciação especial não aparece no Antigo Testamento.

Sabe-se que os banhos sagrados existiam na Índia, na Mesopotâmia e no Egito. As religiões helenísticas adotaram o uso de banhos sagrados. As pessoas usavam esse recurso para purificar-se da impureza moral e ritual. A limpeza também pode ter sido um símbolo da vida nova ou eterna.

João Batista

João Batista batizou as pessoas submergindo-as no rio Jordão. Esse batismo não era um ritual de iniciação, mas sim um sinal de uma mudança interior. As pessoas que queriam viver uma nova vida vinham a João para serem batizadas. Pelo batismo, os seus pecados eram perdoados. Isto significava que estavam preparadas para o julgamento final de Deus.

O batismo de Jesus

Jesus também foi batizado por João. Mateus, Marcos e Lucas ​​mencionam uma revelação celestial durante ou após o seu batismo. O Espírito Santo desce sobre Jesus como uma pomba e uma voz do céu declara que Jesus é o amado filho de Deus.

No Evangelho segundo João, João Batista testifica de Jesus no rio Jordão, mas o batismo de Jesus não é mencionado explicitamente.

Instruções para o batismo

João, o evangelista, relata que o próprio Jesus batizou pessoas ( João 3: 22), mas isso é corrigido mais tarde: são os discípulos de Jesus que batizam as pessoas ( João 4: 2 )

No Evangelho segundo Mateus, os discípulos não recebem a tarefa de batizar senão no fim do ministério de Jesus ( Mateus 28: 18-20). Esta instrução é o único lugar nos evangelhos onde o batismo cristão é mencionado.

O batismo e a comunidade cristã

No livro de Atos e nas epístolas de Paulo, o batismo é o rito de passagem dos novos seguidores de Jesus. Por imersão, compartilham simbolicamente a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na prática do batismo, converge uma ampla gama de elementos:

  • uma mudança de direção que leva a um novo e radical começo de vida;
  • uma purificação do pecado;
  • novo nascimento;
  • iniciação na fé cristã. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: