Sociedade Bíblica de Portugal

Anti-Cristo

A palavra "anticristo" (em grego anticristo) ocorre em 1 João e 2 João. Refere-se ao principal oponente de Jesus no fim dos tempos. A menção da vinda do anticristo visa ajudar os leitores das epístolas de João a fazerem a escolha certa. Outros livros do Novo Testamento falam de personagens semelhantes que aparecerão no final dos tempos.

O que se sabe sobre o Anticristo?

O autor de 1 e 2 João atém-se a uma tradição existente. Os judeus do primeiro século estavam à espera da chegada de Belial, no fim dos tempos. As ideias sobre o anticristo são provavelmente uma interpretação cristã disto mesmo.

Não se sabe exatamente o que as pessoas entendiam por anticristo. No entanto, há vários pontos que são claros:

  • O anticristo espalha o  falso ensinamento sobre o Cristo. Nega que Jesus é o Cristo, e que Jesus veio à Terra como um ser humano.
  • O anticristo não é humano, mas um ser sobrenatural.
  • A vinda do anticristo era esperada antes do retorno de Cristo.
  • O anticristo é o oponente escatológico de Cristo.

A função do anticristo

Segundo o autor das epístolas de João, o fim dos tempos está próximo. O facto da congregação resistir aos seus ensinamentos é para ele um sinal da vinda do anticristo. Isto também significa que Cristo voltará em breve. A história do mundo, portanto, passou para uma fase crítica. Os membros da congregação devem agora fazer uma escolha, a favor ou contra o ensino correto.

Personagens semelhantes no Novo Testamento

O anticristo é mencionado apenas em 1 e 2 João. Mas há outras pessoas que são mencionadas no Novo Testamento que podem ser comparadas ao anticristo. As mais importantes são:

  • Os falsos profetas e falsos messias. São pessoas que afirmam falsamente ser o messias, pessoas que imitam o Cristo. Veja, por exemplo, Mateus 24: 23-28, ​​ Marcos 13: 21-23 e Lucas 21: 8-9.
  • O rebelde. Esta pessoa causará um clímax de injustiça. É um representante de Satanás. É mencionado em Daniel 11: 36 e 2 Tessalonicenses 2: 3-9.
  • O falso profeta e a besta. Em Apocalipse, essas duas figuras são os representantes de Satanás que aterrorizam a terra. O falso profeta e a besta referem-se ao Império Romano e ao imperador, e à adoração do imperador e do império.

Literatura apocalíptica: mensagem

Para entender o propósito da literatura apocalíptica, devemos ter em mente quem são os "bons da fita". Nas descrições apocalípticas, estes são aqueles que mais sofrem enquanto a ordem mundial do mal perdura. Quem são essas pessoas? A resposta é óbvia: são aqueles para quem os livros apocalípticos foram escritos, os leitores que o autor tinha em mente. Em Apocalipse, são os cristãos perseguidos.

Espere, um melhor tempo está a chegar

O objetivo dos escritos apocalípticos é incentivar as pessoas para as quais foram escritos. A mensagem é: Espere. Agora está mau, e ficará ainda pior, mas no fim haverá uma reviravolta. A ordem mundial do mal abrirá caminho para a ordem mundial de Deus. E esse será um tempo de alegria. 

 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: