Sociedade Bíblica de Portugal

2 Tessalonicenses: Autoria e Datação

A segunda carta aos tessalonicenses está escrita em nome de Paulo, mas pode não ter sido escrita pelo próprio Paulo. Não se sabe com absoluta certeza quem escreveu a carta ou quando ela foi escrita.

Autoria

Alguns críticos teorizam que esta carta não foi escrita por Paulo pelas seguintes razões:

  1. 1. Cerca de um terço das palavras e frases em 2 Tessalonicenses ocorre em 1 Tessalonicenses, sugerindo que 2 Tessalonicenses é uma reformulação de 1 Tessalonicenses. 
  2. 2. Por outro lado, o tom das duas cartas não é o mesmo. 1 Tessalonicenses tem um tom caloroso e preocupado, enquanto 2 Tessalonicenses é mais ao estilo de um tratado objetivo.
  3. 3. Um terceiro fator é a maneira como as duas cartas falam sobre o fim dos tempos. Exibem ideias diferentes sobre o tempo em que Cristo virá e essas diferenças são difíceis de atribuir a um só autor. 
  4. 4. Em 2 Tessalonicenses, são dados muitos detalhes acerca do castigo que os não-cristãos receberão. Nas cartas que podemos atribuir com certeza a Paulo, esse tópico é tratado de maneira diferente.

Datação 

É difícil datar 2 Tessalonicenses. O assunto da carta e a ideia de que o fim dos tempos ainda poderia estar longe, significa que o texto foi escrito no final do primeiro século dC. Pode ter sido composta, segundo alguns críticos, por um grupo de crentes para os quais as cartas de Paulo tiveram um papel importante, e que queriam corrigir a ideia de um rápido retorno de Cristo apresentada por Paulo, adicionando esta carta à coleção. Pelas dúvidas apresentadas por alguns, não podemos estar certos de que esta carta fosse realmente destinada aos cristãos em Tessalónica. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: