Sociedade Bíblica de Portugal

Levante

Levante é o nome dado à área ao longo da costa leste do Mar Mediterrâneo, entre a Anatólia (Turquia) e o Egito. Esta área compreende os países atuais de Israel, Síria, Jordânia, Líbano, Chipre e parte do sul da Turquia. O termo é usado especialmente no contexto da arqueologia e da história.

A região na antiguidade

A definição dessa região já surge na Bíblia (ver Génesis 15: 18-21 e Josué 1: 1-4) e também em fontes egípcias e mesopotâmicas da antiguidade. Durante o período persa, a área ganhou o estatuto de satrapia (distrito) e, no período helenístico, foi uma província chamada Síria.

Significado do nome

O significado do nome está relacionado com a palavra latina levare - "ascensão". O Levante é "a terra onde o sol nasce".

Situação estratégica

O Levante era importante na antiguidade por causa da sua posição estratégica. A área formou uma ponte terrestre entre as grandes potências do Egito, no oeste, e a Mesopotâmia, no leste. A única rota alternativa do Egito para a Mesopotâmia e vice-versa era o inóspito deserto da Arábia. Quem quisesse viajar da costa norte do Mediterrâneo para a costa sul preferiria atravessar o Levante; a única rota alternativa era o mar.

Portanto, o Levante não era apenas uma área de trânsito para viajantes e comerciantes, mas também para exércitos avançados. Qualquer grande poder no antigo Oriente Próximo tinha interesse em ganhar o controlo do Levante.

O Levante do norte e do sul

Muitas vezes faz-se uma distinção entre a parte norte do Levante e a parte sul:

  • O Levante do norte: atual Síria e norte do Líbano. É aqui que a Síria antiga se localizava, na antiguidade. Os povos que lá viviam foram mudando ao longo dos séculos. Entre outros, os habitantes eram amorreus, cananeus, fenícios e arameus.
  • O Levante do sul: atualmente Israel, as áreas palestinas, Jordânia e sul do Líbano. Nos tempos do Antigo Testamento, essa era a terra de Israel e Judá, a área dos filisteus e (a leste do Jordão) Amon, Moab e Edom.

Outros termos para a área

Outros termos para o Levante incluem:

  • Canaã: este é um nome para o Levante no segundo milénio aC, no tempo em que a área ainda era habitada principalmente pelos cananeus. Isto durou até o século XII a.C. Depois disso, a parte sul de Canaã foi ocupada pelos israelitas. Portanto, já não nos referimos a Canaã, mas a Israel, no sul, e a Fenícia, no norte. A partir desse período, Canaã é menos útil como termo geográfico para a área.
  • Palestina ou Síria-Palestina: A partir do século III a.C., os selêucidas usaram o nome Síria para indicar o Levante. Esta prática foi adotada pelos gregos e pelos romanos. O nome Palestina vem de Peleset, um nome já encontrado em textos do século XII a.C. Este termo ocorre na Bíblia em referência à área dos filisteus (Filístia). O termo Palestina em si é encontrado pela primeira vez em Heródoto (século V a.C.). Escreve que a Palestina é uma parte da Síria, incluindo as montanhas de Judá e o vale do Jordão. Em 135 d.C., o imperador Adriano agregou a província da Judeia a várias outras áreas numa província maior, que ele chamou de "Síria-Palestina".
    A desvantagem do termo Palestina é que, para muitas pessoas, ganhou agora conotações políticas, embora o nome "Palestina" tenha sido originalmente usado num sentido não-político.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: