Países e povos
Alianças no Antigo Oriente Próximo
O estabelecimento de alianças desempenhou um papel importante na vida social e política do Antigo Oriente Próximo. Foram preservados numerosos textos de tratados internacionais da época da Bíblia. Essas alianças e tratados dos países ao redor da antiga Israel podem lançar mais luz sobre o significado de aliança
Amon e os Amonitas
Os amonitas eram os habitantes do reino de Amon, situado a leste de Israel, com Rabat-Amon como capital. Os amonitas estavam ligados aos israelitas pelo sangue e a sua língua não era muito diferente do hebraico
Ártemis
Na XtopicX_493_mitologia grega, Ártemis é a deusa da caça e da lua, e a governante dos animais selvagens. Em latim, o nome dela é Diana.
Ashera
Achera é o nome de uma deusa cananeia que era adorada em grande parte do antigo Oriente Próximo. No Antigo Testamento, a palavra hebraica asherah também é frequentemente usada para se referir a um poste-ídolo
Astarté
Astarté, ou Astaroth (ARC), é o nome de uma deusa cananeia que era adorada em grandes partes do antigo Oriente Próximo. Nas cidades de Tiro e Sídon, ela era a deusa mais importante. Os israelitas também estavam familiarizados com ela.
Baal
Baal é o nome de um dos deuses cananeus mais conhecidos. Foi adorado em vastas regiões do Antigo Oriente Próximo. A Bíblia indica que ele também era um deus popular entre os israelitas.
Camós
Camós era o deus nacional de Moab. Os moabitas acreditavam que ele os protegia e os ajudava na batalha.
Dagon
Dagon era o deus mais importante dos filisteus. Tinha um templo erigido em seu louvor em Gaza e em Asdod (ver Juízes 16: 23
Deuses de outras Nações
No Antigo Testamento, são mencionados com regularidade nomes de deuses estranhos, deuses que não são o Deus de Israel. Veja mais acerca disto:
Deuses dos Moabitas, Amonitas e Filisteus
Os vizinhos de Israel – os moabitas, amonitas e filisteus – serviam diferentes deuses. Os seguintes nomes são mencionados no Antigo Testamento:
Dice
Na religião grega
Dióscuros
Na mitologia grega
Epicuro
Epicuro foi um filósofo grego (342-270 aC), que fundou uma famosa escola de filósofos. O livro de Atos menciona pessoas que eram seguidoras da sua filosofia.
Estela de Mesa
A Estela de Mesa é uma pedra comemorativa inscrita pelo rei Mesa de Moab
Estoicismo
O estoicismo é a doutrina dos estóicos, que seguiam as ideias da escola filosófica de Zenão, fundada por volta de 300 aC. Os adeptos dessa filosofia são mencionados no livro de Atos.
Faraó
A palavra faraó significa "casa grande" ou "palácio". A partir do século XV a.C., tornou-se o nome do rei do Egito.
Gádara
Hermes
Hermes é o nome de um deus grego, filho de Zeus e meio-irmão de Apolo. Era visto como um deus que proporcionava felicidade e fertilidade. Era o patrono dos ladrões e comerciantes e o deus da eloquência. Era também o mensageiro dos deuses.
Judeus
A palavra "judeu" é usada de diferentes maneiras. O nome "judeu" é derivado de Judá, um dos filhos do patriarca Jacob. É usado:
Levante
Levante é o nome dado à área ao longo da costa leste do Mar Mediterrâneo, entre a Anatólia (Turquia) e o Egito. Esta área compreende os países atuais de Israel, Síria, Jordânia, Líbano, Chipre e parte do sul da Turquia. O termo é usado especialmente no contexto da arqueologia e da história.
Merodaque
Merodaque era o deus protetor da cidade da Babilónia. O seu nome aparece apenas uma vez na Bíblia.
Milcom
Milcom era um deus dos amonitas. Provavelmente, era um dos deuses do reino dos mortos, e representava um papel no culto aos mortos (veneração dos mortos).
Moab e Israel
A Bíblia regista vários conflitos entre Moab e Israel. Há uma inscrição moabita que também regista uma guerra entre os dois povos.
Moab e os Moabites
Moabitas é o termo para os habitantes da terra de Moab. O seu território ficava entre os rios Arnon e Zered, no oeste do atual Jordão. Este povo estava intimamente relacionado com os israelitas. A sua língua diferia pouco do hebraico e a conceção do seu deus tribal Camós é, em alguns aspetos, uma reminiscência da antiga religião israelita.
Monte dos porcos
Nisseroc
Nisseroc é o nome de um deus mencionado em 2 Reis 19: 37
O Reino do Sul de Judá
O Reino do Sul de Judá é o nome dado à região governada pelos descendentes dos reis David e Salomão, por volta de 926 aC. A sua capital era Jerusalém. Muitas vezes havia tensões entre o Reino do Sul de Judá e o Reino do Norte de Israel
Os Reis dos Vizinhos de Israel
Além dos reis de Israel e Judá, a Bíblia também menciona os reis das nações vizinhas. O faraó do Egito é frequentemente mencionado, mas os reis dos filisteus, Moab, Edom, Amom e Aram também desempenham um papel importante.
Rainha dos Céus
Em Jeremias 7:18
Reino do Norte de Israel
O reino do Norte de Israel é o nome dado à região pertencente às dez tribos de Israel. O Reino do Norte emergiu depois do reinado de Salomão, por volta de 926 aC. Era frequente haver tensão entre o Reino do Norte de Israel e o Reino do Sul de Judá
Reis das Potestades
No antigo Oriente Próximo,várias grandes potências desempenhavam um importante papel: os assírios, os babilónios e os persas. Todos estes tinham um rei.
Religião da Mesopotâmia
Havia vários deuses que eram adorados na Mesopotâmia, reunidos um conselho dos deuses
Religião Grega
Como a maioria das outras religiões da antiguidade
Religião Grega no Período Helenístico
Após as conquistas de Alexandre, o Grande, a religião grega passou por várias mudanças, ficando cada vez mais sob a influência das ideologias de outros povos.
Tamuz
Tamuz era o deus das plantações e colheitas na religião mesopotâmica