Reino do Norte de Israel
O reino do Norte de Israel é o nome dado à região pertencente às dez tribos de Israel. O Reino do Norte emergiu depois do reinado de Salomão, por volta de 926 aC. Era frequente haver tensão entre o Reino do Norte de Israel e o Reino do Sul de Judá
Emergência do Reino do Norte
O reinado de Salomão tinha um governo centralizado, e era um estado unificado, facto que dificultava a integração das diferentes tribos israelitas. Depois da morte de Salomão, as tribos do Norte quiseram mais independência. Jeroboão consolidou com sucesso uma revolta contra o filho de Salomão, Roboão, resultanto na separação das dez tribos do norte da aliança estabelecida anteriormente. O novo estado, de que Jeroboão se tornou rei, é chamado na Bíblia de ‘Israel’. A região onde Roboão continuou a reinar é chamada de ‘Judá’.
Jeroboão tentou, pela política, manter longe de si os ataques de Roboão, bem como dar a Israel a sua própria identidade, independente de Jerusalém. Tentou alcançar esta última pretensão pondo bezerros de ouro nas cidades de Betel e de Dan.