Sociedade Bíblica de Portugal

Moab e os Moabites

Moabitas é o termo para os habitantes da terra de Moab. O seu território ficava entre os rios Arnon e Zered, no oeste do atual Jordão. Este povo estava intimamente relacionado com os israelitas. A sua língua diferia pouco do hebraico e a conceção do seu deus tribal Camós é, em alguns aspetos, uma reminiscência da antiga religião israelita.

Embora fossem povos irmãos, os moabitas entraram regularmente em conflito com os israelitas. É por esta razão que têm uma má reputação na Bíblia. Assim, Génesis 19: 30-38 diz-nos que Moab, seu ancestral, foi concebido por Lot com uma das suas filhas.

As origens de Moab

O nome "Moab" ocorre pela primeira vez em textos egípcios da época do faraó Ramsés II. Quando, por volta de 1200 aC, os Povos do Mar destruíram completamente o equilíbrio já instável no oeste da Ásia, os moabitas viram a sua oportunidade de manterem uma área sob seu controle permanente e de fundarem um reino.

Conflitos com os israelitas

Os moabitas queriam estender as suas terras para o norte. Isto colocou-os em conflito com os israelitas, que consideravam parte da área ao norte do Arnom como sua herança. A intensidade do ódio entre os dois povos é evidente pelas muitas profecias contra Moab que encontramos no Antigo Testamento ( Isaías 15-16, 25: 10-12, Jeremias 48: 1 -47, Ezequiel 25: 8-1, Amós 2: 1-3 e Sofonias 2: 8-1). Também é evidente pela proibição de aceitar moabitas na comunidade de Deus ( Deuteronómio 23: 3 e Neemias 13: 1), ainda que o rei David tenha uma origem parcialmente moabita ( Rute 4:22 ).     

História posterior de Moab

Em 732 aC, o rei assírio Tiglat Pileser III fez de Moab um estado vassalo. Após a queda do Império Assírio, Moab tornou-se um tributário da Babilónia. Em 582 aC, foi anexado pelo rei neobabilónico Nabucodonosor II. Os moabitas continuaram a existir como povo também no período persa (ver {Esdras 9: 1%}, Neemias 13: 1 e 13: 23), mas a área tornou-se cada vez mais árabe . Em 106 dC, a área dos moabitas foi incorporada na província romana da Arábia. Isto trouxe um fim definitivo para Moabe.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: