Sociedade Bíblica de Portugal

Moab e Israel

A Bíblia regista vários conflitos entre Moab e Israel. Há uma inscrição moabita que também regista uma guerra entre os dois povos.

Balac e Balaão

O primeiro confronto com os moabitas que é mencionado, ocorre no momento em que, sob a liderança de Moisés, Israel estava a caminho de Canaã. O rei moabita Balac chama em Balaão, o vidente, para amaldiçoar Israel. Mas, em vez de amaldiçoar o povo, Balaão só pode abençoar Israel - enfurecendo o seu cliente ( Numbers 22-24). Da inscrição de Balaão, uma descoberta recente da Jordânia, parece que Balaão era uma personalidade bem conhecida nessa região, alguém que estava “em comunicação com os deuses”.

Sujeição a Israel

Depois que os moabitas tentaram subjugar Israel nos dias do juiz Eúde ( Juízes 3: 12-30), mais tarde foram submetidos a Israel pelo rei David. É provável que tenham recuperado a independência após a morte do rei Salomão, embora não haja mais informações sobre isso.

O rei Omri de Israel subjugou os moabitas novamente. Não há relato disso na Bíblia, mas sim na famosa inscrição do rei Mesa, a Pedra Moabita.  Este rei moabita também é mencionado na Bíblia ( 2 Reis 1-3).

Mesa e Jorão

O rei Mesa conseguiu recuperar a independência de Moab. A sua batalha com Israel é descrita na inscrição que deixou e também em 2 Reis 3. Os dois textos concordam num ponto: Israel não conseguiu derrotar Moab.

Mas os textos dão razões diferentes para isso. De acordo com Mesa, Camós, o deus dos moabitas, ajudou o seu povo na luta pela independência de Israel. No tempo do rei Omri, depois de um período de ira, Camós foi novamente favorável ao seu povo. E assim este deus concedeu a vitória a Mesha.

De acordo com 2 Reis 3, a derrota foi a consequência de um sacrifício humano apresentado por Mesa, que sacrificou o seu próprio filho na muralha da cidade da sua capital. Em reação a isso, o rei israelita Jorão e o seu aliado, o rei judeu Josafá, retornaram com os seus exércitos.

Josafá e os moabitas

Encontramos uma versão totalmente diferente da batalha entre Israel e Moab em 2 Crónicas 20. Nesta história, o rei judeu Josafá derrota os moabitas e os amonitas que vieram lutar contra Judá, com a ajuda de Deus.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: