Sociedade Bíblica de Portugal

Baal

Baal é o nome de um dos deuses cananeus mais conhecidos. Foi adorado em vastas regiões do Antigo Oriente Próximo. A Bíblia indica que ele também era um deus popular entre os israelitas.

O Deus do vento e do clima

Baal é descrito em grande detalhe nos textos ugaríticos. Está sentado no seu trono, no seu palácio no Monte Zafon e é rei e juiz de todos os deuses. Como deus do vento e do clima, tem poder sobre a chuva, tempestade, raios e trovões. Causa o ciclo das estações e o período fértil anual. Também mantém a ordem derrotando as forças do caos: o deus do mar Yammu e os seus ajudantes. Mantém ainda Mot sob controle, que é o deus da morte, que vive no submundo. Foi assim que Baal se tornou o senhor do submundo na  XtopicX_527_mitologia ugarítica, e vive lá parte do ano.

Adoração local

Baal era adorado em vários santuários locais. Geralmente eram apenas alguns aspetos do deus que eram adorados, por exemplo: Baal como deus do submundo, como deus da tempestade ou como patrono dos marinheiros. 

Baal no Antigo Testamento

Baal também era um deus conhecido em Israel. Os israelitas estavam familiarizados com várias manifestações diferentes de Baal. Havia um Baal de Péor que era adorado pelos moabitas ( Números 25: 3-5), e um Baal-Berit que tinha um templo em Siquém ( Juízes 8: 33).

Vários textos da Bíblia deixam claro que Baal era realmente muito popular entre os israelitas. As histórias sobre o profeta Elias e o rei Acab mostram que Baal e o Deus de Israel eram alvo de disputas na sua popularidade ( 1 Reis 18: 21). Havia também outros reis que serviram ao deus Baal.

A luta contra Baal

No Antigo Testamento, o culto a Baal é fortemente condenado. Ao servir Baal, os israelitas abandonavam o seu próprio Deus (ver, por exemplo, Juízes 2: 11-13 e 1 Reis 16: 31-32).

Os reis Jeú e Josias acabaram com o culto a Baal.

Passagens bíblicas relacionadas

1 Reis 17

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: