Personagens da Bíblia
Aarão
Aarão é o irmão de Moisés. Foi o primeiro sumo-sacerdote do povo de Israel.
Abel
Abel é o segundo filho de Adão e Eva e irmão de Caim. Abel é assassinado pelo seu irmão Caim, mas o sangue de Abel não passa despercebido a Deus. No Novo Testamento, o “sangue de Abel” refere as pessoas justas que morreram mesmo sendo inocentes.
Abimelec (Rei de Guerar)
Abimelec é rei da cidade de Guerar, no território dos Filisteus, na fronteira com a terra de Canaã. Tanto Abraão como Sara, bem como Isaac e Rebeca, passam algum tempo como estrangeiros nesta cidade.
Abner
Abner é da família de Saul e é comandante do seu exército. Depois da morte de Saul, comanda o exército do filho de Saul, Isboset. Abner é morto por Joab, o comandante do exército de David, depois de ter ido ter com David para negociar a paz.
Abraão
Acab
Acab foi rei do Reino do Norte de Israel entre 871 e 852 aC. Seguiu os passos de seu pai Omri e proporcionou prosperidade económica. Segundo a Bíblia, Acab era um mau rei, porque serviu ao deus da fertilidade, Baal.
Adão
Adão é o homem que, com Eva, forma o primeiro casal humano mencionado na Bíblia. Adão é o antepassado da humanidade. Adão e Eva vivem no Jardim do Éden até que Deus os expulsa. Juntos, são os pais de Caim, Abel e Sete.
Agar
Agar é uma escrava egípcia que serve no lar de Abraão. É a mãe do filho mais velho de Abraão, Ismael, o antepassado dos povos árabes (Génesis 25:12-18
Na carta aos gálatas, a escrava Agar simboliza a XtopicX_1705_velha aliança com Moisés, enqanto que a esposa de Abraão, Sara, simboliza a nova aliança que se tornou possível por causa de Cristo.
Ageu
Ageu é um profeta que inicia o seu ministério por volta de 520 a.C., na província persa de Judá. Chama o povo judeu a reconstruir o templo de Deus.
O livro de XtopicX_1961_Ageu tem o seu nome.
Agripa
O rei Agripa II é filho de Herodes Agripa I e bisneto de Herodes, o Grande. Reinou desde 48 a cerca de 93 dC.
Amália
Atália foi rainha do reino do sul de Judá entre 845 e 840 a.C. O seu reinado foi o resultado de um sangrento golpe de estado. Os autores da Bíblia retratam pejorativamente a rainha Atália; era violenta, e encorajava o culto a Baal.
Ameram
Ameram é pai de Moisés, Aarão e Miriam. Como a sua mulher, Jocbed, pertence à tribo de Levi.
Amós
Amos era um agricultor de Técoa, no Reino do Sul de Judá. Apareceu como profeta no Reino do Norte de Israel na época do rei Jeroboão II, por volta de 750 a.C.
Ana
Ana é mulher de Elcana e mãe de Samuel. Tinha sido estéril durante muito tempo, mas suplica a Deus por um filho. Promete-Lhe que o seu filho servirá a Deus toda a sua vida.
Arquelau
Arquelau é um dos filhos de Herodes, o Grande
Asser
Asser é o segundo filho de Jacob e de Zilpa, e irmão de Gad. É um dos antepassados do povo de Israel. A sua mãe é Zilpa, mas é considerado filho de Lia. Asser não desempenha nenhum papel especial nos relatos sobre os filhos de Jacob.
Assuero
Assuero foi rei do Império Persa. Concedeu permissão ao seu ministro mais importante, Haman, para assassinar todos os judeus do seu reino. Porém, Assuero descobre que a sua esposa favorita, Ester, também é membro desse povo.
Augusto
O primeiro imperador do império Romano foi Augusto. O seu nome de nascimento era Gaio Octávio, mas ao tornar-se imperador recebeu o nome de Augusto (o «exaltado»). Foi imperador entre os anos de 27 aC a 14 dC.
Barac
Barac é o comandante do exército no tempo da profetisa Débora, quando esta era juiz
Bartimeu
Bartimeu é um pedinte cego da cidade de Jericó, que é curado por Jesus. Depois de ser curado, Bartimeu torna-se num dos seguidores de Jesus.
Benjamim
Benjamim é o filho mais novo de Jacob e Raquel. É um dos antepassados do povo de Israel. Juntamente com o seu irmão pleno José, é um favorito do seu pai Jacob.
Bilá e Zilpa
Bilá e Zilpa são XtopicX_103_concubinas de Jacob. Raquel dá a escrava Bilá a Jacob como sua mulher para que lhe dê filhos em vez dela. Lia faz o mesmo com a sua escrava, Zilpa.
Booz
Booz é um lavrador rico de Belém. Casa-se com Rute, que vem até àquela terra desde Moab depois de ter enviuvado. Booz e Rute têm um filho chamado Obed, que é o avô do rei David.
Caim
Caim é o filho mais velho de Adão e Eva e o irmão de Abel. Caim mata o seu irmão Abel. Como punição, é condenado a vagar pela terra.
Cam
Cam é o filho mais novo de Noé. Juntamente com os seus pais e os seus irmãos, Sem e Jafet, sobrevive ao grande dilúvio dentro da arca. Depois do dilúvio, Cam torna-se no antepassado de várias nações, inclusive os cananeus.
Ciro, o Grande
Ciro, o Grande é o fundador do império persa. Governou entre 559 e 530 a.C.
Ciro permitiu que as comunidades pertencentes ao seu império adorassem os seus próprios deuses, e de acordo com a Bíblia deu permissão aos exilados judeus para que regressassem a casa e começassem a reconstrução do templo, em Jerusalém.
Dan
Dan é o filho mais velho de Jacob e Bilá, e irmão de Neftali. É um dos antepassados do povo de Israel. A sua mãe é Bilá, mas é contado como um dos ilhos de Raquel. Dan não desempenha nenhum papel específico nas histórias dos filhos de Jacob.
David
David é o segundo rei de Israel. A narrativa sobre a sua luta com o gigante filisteu Golias é uma das partes mais bem conhecidas da Bíblia (1 Samuel 17
Débora
Débora é a única juíza no XtopicX_1236_Livro de Juízes. Foi chamada também de profetisa. Sob a liderança de Débora e Barac, o exército de Israel derrota o exército dos cananeus (Juízes 4). Esta vitória também é comemorada no Cântico de Débora, em Juízes 5.
Dina
Dina é filha de Jacob e de Lia. É violada por alguém que mais tarde manifesta o desejo de casar com ela. Quando os irmãos de Dina ouvem falar no que aconteceu, pensam num esquema para vingar a violação da sua irmã.
Efraim
Efraim é o filho mais novo de José e da sua esposa egípcia Asnat; tinha um irmão mais velho chamado Manassés
Elcana
Elcana é casado com duas mulheres, Ana e Penina. Elcana ama Ana apesar de ela não lhe ter dado filhos. Eventualmente, Ana engravida e tem um filho a quem chama de Samuel.
Elias
Elias era um profeta no Reino do Norte de Israel na época do rei Acab e seu filho Acazias. Elias queria que o povo adorasse o Deus de Israel e não Baal, o deus da fertilidade.
Elimelec
Elimelec é marido de Noémi
Eliseu
Eliseu é um aluno do profeta Elias e seu sucessor. Começa o seu ministério como profeta no reino norte de Israel no tempo em que o reinado da família de Acab está a terminar. Como o seu mestre, Elias, Eliseu faz milagres e cura pessoas.
Esaú
Esaú é filho de Isaac e Rebeca, e irmão gémeo de Jacob. Embora seja ele o irmão mais velho, não recebe a bênção do primogénito. Esaú é o pai dos edomeus e avô dos amalecitas, com quem os israelitas entraram depois em conflito regularmente.
Esdras
Esdras é um sacerdote e um especialista em direito que explica aos exilados da Judeia como ser fiel à lei de Deus. O livro de XtopicX_1907_Esdras recebeu o seu nome. Este livro diz respeito à situação dos judeus na província persa de Judá nos primeiros séculos após o XtopicX_1219_exílio babilónico.
Eva
Eva é a mulher que, com Adão, forma o primeiro casal humano mencionado na Bíblia. Como mãe de todas as pessoas vivas, ela recebe o nome de Eva. Juntos, Eva e Adão são os pais de Caim, Abel e Set.
Ezequias
Ezequias é rei do reino sul de Judá desde por volta de 725 a 679 d.C. A sua revolta contra a opressão assíria leva à destrução de grandes áreas do país. Ainda assim, os autores da Bíblia veem Ezequias como um bom rei por ter-se assegurado de que o povo não continuava a adorar falsos deuses em nenhum lugar do país.
Filipe (Filho de Herodes)
Filipe é um dos filhos de Herodes, o Grande. Depois da morte do pai, é-lhe dado o governo da parte norte do reino do seu pai. Este Filipe é mencionado três vezes no Novo Testamento.
Gad
Gad é o filho mais velho de Jacob e Zilpa, e o irmão de Asser. É um dos antepassados do povo de Israel. A sua mãe é Zilpa, mas é considerado filho de Lia. Gad não desempenha nenhum papel em particular na história dos filhos de Jacob.
Gedeão
Gedeão é chamado por Deus para libertar Israel dos madianitas. Com um grupo de trezentos soldados, ataca os madianitas e fá-los fugir. Depois, os israelitas pedem-lhe que os governe, mas ele recusa. Apesar de Gedeão não ser formalmente rei de Israel, comporta-se como tal.
Haman
Haman é o homem mais importante da corte do rei persa, Assuero. Quer que todos os judeus do reino da Pérsia e de Madiã sejam mortos. O seu plano falha por causa da intervenção da rainha Ester, e do seu pai adotivo, Mardoqueu. Os judeus têm permissão para se defenderem e Haman é morto.
Henoc
Henoc é descendente de Adão. Vive numa relação de tal modo próxima com Deus que, em vez de morrer do modo habitual, é arrebatado por Deus.
Herodes Agripa I
Herodes Agripa é o neto de Herodes o Grande
Herodes Antipas
Herodes Antipas é filho de Herodes o Gande. Depois da morte de seu pai, é-lhe dado controlo sobre a Galileia e Pereia, de 4 a.C. a 39 d.C. Herodes Antipas manda cortar a cabeça de João Batista. De acordo com o evangelho de Lucas, está também envolvido na sentença de morte dada a Jesus.
Herodes, o Grande
Herodes, o Grande, foi o rei da província romana da Judeia de 37 a 4 a.C. Era um governador inteligente que realizou grandes projetos de construção. No entanto, também era violento e vingativo.
Hiram, o Artesão
Hiram foi um artesão que criou muitos objetos em XtopicX_2753_bronze para o XtopicX_1829_templo de Salomão.