Sociedade Bíblica de Portugal

Efraim

Efraim é o filho mais novo de José e da sua esposa egípcia Asnat; tinha um irmão mais velho chamado Manassés. O seu avô Jacob considera-os tão importantes como os seus próprios filhos, e por isto os abençoa no final da sua vida.

O nome Efraim

O nome Efraim quer dizer ‘duplamente fértil'. O seu pai José dá-lhe este nome por estar feliz pelo facto de ter sido abençoado duplamente ao ter dois filhos na terra do Egito.
O próprio Efraim tem cinco filhos 1 Crónicas 7:20-27) e estes formam os clãs da tribo de Efraim.

Jacob cruza as mãos 

Quando o seu pai Jacob está às portas da morte, José leva até ele os seus dois filhos Efraim e Manassés (Génesis 48:1-20), colocando Manassés à direita de Jacob e Efraim à sua esquerda. Com isto, espera que o pai abençoe o neto mais velho com uma benção mais importante do que o neto mais novo.
Mas Jacob faz precisamente o contrário. Assim, dá a benção com as mãos cruzadas, prevendo grande poder para Manassés e ainda maior poder para Efraim.

A tribo de Efraim

Apesar de José ser filho de Jacob, não é normalmente visto como um dos grandes patriarcas de Israel. Em vez disso, a Bíblia apresenta os seus dois filhos Efraim e Manassés como patriarcas, cada um com o seu próprio território. É por isto que, na Bíblia, o nome Efraim é usado para referir a XtopicX_2171_tribo de Efraim, cujo antepassado é Efraim, e outras vezes querendo referir o território ocupado pelos descendentes de Efraim, uma área no centro de Israel, entre os territórios de Manassés e de Benjamim. 

Descendentes de Efraim 

Um dos filhos de Efraim é Berias, um antepassado de  Josué (1 Crónicas 7:27), e os pais do profeta  Samuel pertencem à tribo de Efraim (1 Samuel 1:1).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: