Sociedade Bíblica de Portugal

Débora

Débora é a única juíza no XtopicX_1236_Livro de Juízes. Foi chamada também de profetisa. Sob a liderança de Débora e Barac, o exército de Israel derrota o exército dos cananeus (Juízes 4). Esta vitória também é comemorada no Cântico de Débora, em Juízes 5.

O nome Débora

O nome Débora significa 'abelha'. Em Juízes 4-5, este nome não tem um significado especial.

Há outras mulheres na Bíblia com o mesmo nome: a ama de Rebeca ( Génesis 35: 8) e a bisavó de Tobias ( Tobias 1: 8).

A juíza e profetisa

Débora era casada com Lapidote. É chamada de juiza e de profetisa. Isto significa que tinha autoridade e cumpria uma importante função social e espiritual. Débora apareceu pela primeira vez na região entre Ramá e Betel, ao norte da atual cidade de Jerusalém. Não pronunciava os seus julgamentos na XtopicX_421_porta da cidade como era habitual, mas debaixo duma árvore, a chamada palmeira de Débora.

Débora e Barac

Débora pede a Barac, em nome de Deus, para formar um exército e combater os cananeus. O rei Jabin de Canaã oprime a nação de Israel há cerca de vinte anos. Barac só está preparado para executar esta ordem se Débora vier com ele. Débora prevê então que o comandante do exército cananeu será morto por uma mulher.

Barac e os seus homens derrotam os cananeus, mas o seu comandante Sísera salta do seu carro de guerra e foge. Esconde-se na tenda de Jael e pensa que está seguro lá. Mas quando Sísera, exausto, adormece, Jael enfia-lhe uma estaca no crânio e ele morre.

O Cântico de Débora

Encontramos o Cântico de Débora em Juízes 5. Na sobrescrição, lemos que Débora e Barac cantaram essa música juntos, quando derrotaram o exército dos cananeus. A história e a música estão juntas, mas cada uma enfatiza aspetos diferentes. 

O cântico de Juízes 5 diz que as várias tribos de Israel marcharam juntas contra o rei de Canaã. No entanto, algumas das tribos tinham se recusado a participar dos combates ( Juízes 5: 17). A história em Juízes 4 apenas cita duas tribos e enfatiza a liderança combinada do comandante do exército, Barac, e da profetisa Débora.

 

 

Passagens bíblicas relacionadas

Génesis 35.8 Juízes 4 Juízes 5 1.8

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: