Sociedade Bíblica de Portugal

Herodes, o Grande

Herodes, o Grande, foi o rei da província romana da Judeia de 37 a 4 a.C. Era um governador inteligente que realizou grandes projetos de construção. No entanto, também era violento e vingativo.

De acordo com Mateus 2: 1-22, Herodes mandou matar todos os meninos recém-nascidos em Belém, por ter medo da profecia acerca do novo rei, que deveria nascer lá.

Herodes toma o poder

A Judeia, a Samaria e a Idumeia faziam parte de uma província romana desde 63 a.C. Em 40 a.C., Antígono, que era da linhagem hasmoneana, revoltou-se contra os romanos para restaurar o reino dos hasmoneanos. Os romanos nomearam Herodes como rei, para combater Antígono.

Com o apoio dos romanos, Herodes derrotou Antígono em 37 a.C. e tomou o poder. 

Por não ser judeu, ser politicamente pró-romano e ter assumido cruelmente o trono, Herodes era odiado pelo povo judeu.

Herodes, o construtor

Herodes também é chamado de Herodes, o Construtor, pelos historiadores, por ter realizado vários e grandes projetos de construção. Construiu a cidade portuária de Cesareia, toda ela no estilo romano. Também reforçou a fortaleza de Massada. Para manter um bom relacionamento com os seus súditos judeus, renovou e ampliou o templo em Jerusalém.

Herodes no Novo Testamento

Herodes, o Grande, é o primeiro dos três governantes romanos com o nome 'Herodes' mencionados no Novo Testamento. Herodes, o Grande, era rei na época do nascimento de Jesus ( Mateus 2: 1; Lucas 1: 5). O seu filho, Herodes Antipas, mandou decapitar João Batista ( Mateus 14: 1-12), e o seu neto, Herodes Agripa, mandou matar o apóstolo Tiago ( Atos 12: 1-2). De acordo com Mateus 2, Herodes ouviu dos magos do Oriente que um novo rei tinha nascido em Belém. Com medo de perder o poder, mandou matar todos os meninos até aos dois anos de idade na região de Belém.

Quando nasceu Jesus?

Segundo o historiador XtopicX_2757_Flávio Josefo, Herodes, o Grande, morreu em 4 a.C. Isto significaria que Jesus nasceu antes do que assumimos como início da era cristã. É muito possível que a data de início da era cristã tenha sido baseada em informações inadequadas acerca do ano de nascimento de Jesus, pois esse método de cálculo só surgiu no século 6 d.C.

Passagens bíblicas relacionadas

Mateus 2.1 - Mateus 2.22 Lucas 1.5

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: