Sociedade Bíblica de Portugal

Simeão (Filho de Jacob)

Simeão é o segundo filho de Jacob e de Lia. É um dos antepassados do povo de Israel. Juntamente com o seu irmão, Levi, Simeão assassina todos os homens da cidade de Siquém, em vingança pela violação de Dina, sua irmã.

O nome Simeão

O nome Simeão quer dizer ‘ele ouve’. Aquando do seu nascimento, a sua mãe, Lia diz: ‘O Senhor ouviu dizer que eu não era amada e deu-me outro filho (Génesis 29:33). Por esta razão, dá-lhe o XtopicX_123_nome de ‘Simeão’.
O nome Simeão aparece com frequência na Bíblia. O Simeão mais conhecido é de Jerusalém, e canta um hino de louvor no templo ao ver o bebé Jesus (Lucas 2:25-35).

Simeão e Levi

Simeão e o seu irmão Levi urdem uma trama para vingar a violação de Dina, sua irmã. Quando o homem que a violou quer casar com ela, eles exigem que todos os rapazes e homens da cidade de Siquém sejam  circuncidados.
Os homens de Siquém aceitam fazê-lo, e como resultado disto ficam de cama com febre durante três dias. Depois, os dois homens agarram nas espadas e matam todos os homens da cidade, pilhando-a em seguida.

Simeão e José

Simeão é encerrado na prisão por ordem do seu irmão José. Os dez irmãos tinham vindo ao Egito para comprar milho. José só aceita libertá-lo se os outros irmãos voltarem do Egito com o irmão mais novo, Benjamim.

A Tribo de Simeão

O nome Simeão pode referir-se à XtopicX_2171_tribo de Simeão, da qual Simeão é antepassado. É ainda a designação de uma região onde os descendentes de Simeão passaram a habitar. Esta XmediaX_2393_região ficava no sul de Israel, dentro do território de Judá. 

A bênção de Jacob

Sendo um dos doze filhos de Jacob, Simeão recebe também a bênção de Jacob quando este já é idoso.  A Simeão e Levi, Jacob diz que os seus descendentes viverão espalhados pela terra, por terem assassinado os homens de Siquém em vingança (Génesis 49:5-7).
Por causa das suas ações violentas, nenhum deles recebe a bênção do primogénito. Esta bênção era originalmente destinada ao irmão mais velho, Rúben, mas em vez disso é dada ao mais novo, Judá.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: