Sociedade Bíblica de Portugal

Judá (Filho de jacob)

Judá é o quarto filho de Jacob e Lia. É o antepassado da tribo mais importante de Israel e também do rei David. É Judá quem engendra o plano para vender José como escravo, mas é também ele quem se oferece para se tornar escravo na vez de Benjamim.

O nome Judá

O nome Judá quer dizer 'louvor a Deus'. Quando nasceu, a sua mãe Lia disse: ‘agora Israel louvará ao SENHOR' (Génesis 29:35). E assim dá-lhe o XtopicX_123_nome de ‘Judá’.

Sem saber, Judá dorme com a sua nora Tamar, que se disfarçou de XtopicX_88_prostituta. Esta engravida e tem gémeos. O mais velho, Perez, é o antepassado do rei David. E nesta mesma linhagem está o nome de Judá como um dos antepassados de Jesus (Mateus 2:3).

Judá e José

Judá desempenha um papel importante nas histórias sobre os filhos de Jacob. Judá persuade os irmãos a venderem José aos comerciantes que iam para o Egito (Génesis 37:26-27) em vez de o matarem. Mais tarde, convence o seu pai Jacob a deixar Benjamin ir com ele numa segunda viagem ao Egito, prometendo a sua vida em troca da de Benjamim (Génesis 43:8-14). E quando Benjamim se torna escravo no Egito, por ter sido inculpado de roubar uma taça valiosa, Judá oferece-se para tomar o lugar do irmão. 

A tribo de Judá

O nome Judá pode referir-se à XtopicX_2171_tribo de Judá, da qual Judá é antepassado. É também a designação para a região onde vivem os descendentes de Judá. Essa XmediaX_2393_região era no sul de Israel. O território de Judá juntamente com o de Benjamim formam a base do reino do sul de Judá.

A bênção de Jacob

Por ser um dos doze filhos de Jacob, Judá recebe uma  bênção de Jacob quando este já está velho. Jacob dá-lhe a bênção do primogénito, apesar de ele ser o quarto a nascer. Diz a Judá: ' Tu serás homenageado pelos teus irmãos. Com o teu poder dominarás os teus inimigos e os teus irmãos hão de inclinar-se diante de ti.' Jacob compara os descendentes de Judá a um leão. Serão poderosos e dominarão como reis sobre Israel  (Génesis 49:8-12).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: