Sociedade Bíblica de Portugal

Booz

Booz é um lavrador rico de Belém. Casa-se com Rute, que vem até àquela terra desde Moab depois de ter enviuvado. Booz e Rute têm um filho chamado Obed, que é o avô do rei David.

O Nome Booz

O nome Booz quer dizer ‘nele está a força’, referindo-se à importância de Booz como homem rico e notável (Rute 2:1).
Booz é neto de Nachon, um líder da tribo de Judá (1 Crónicas 2:10). Também é parente afastado de Rute por parte do sôgro desta,Elimelec

Booz e Rute

Quando Rute vai recolher o milho para ela e para a sua sogra Noémi, por acaso encontra Booz num dos campos. Por Booz já ter ouvido boas  coisas sobre Rute, diz-lhe que pode recolher as espigas até que toda a colheita esteja terminada. 
Uma noite, Rute visita Booz enquanto ele dorme na XtopicX_71_eira. Rute pede-lhe que seja o seu XtopicX_153_ resgatador} e que compre o campo de Noémi, para que a posse do terreno permaneça na família. Pede-lhe também que case com ela num   XtopicX_124_casamento de Levirato, um costume social através do qual uma viúva sem filhos podia ter ainda um herdeiro do marido falecido.

O Resgatador e o Casamento de Levirato 

Booz está pronto para fazer como Rute lhe pediu, desde que um outro parente, com prioridade sobre Booz, concorde com isso. Na manhã seguinte, Booz espera por este outro homem junto à  XtopicX_421_porta da cidade e pergunta-lhe se ele pretende exercer esse direito.
Este responde que está de facto preparado para o fazer mas que não promete casar com Rute. Assim, Booz diz aos anciãos da cidade que ele mesmo comprará o campo de Noémi e que casará com Rute.

Pai de Obed

Booz e Rute casam e têm um filho chamado Obed. Obed torna-se pai de Jessé e portanto avô do rei David.
Booz pertence à lista dos antepassados de Jesus no Novo Testamento (Mateus 1:5; Lucas 3:32).

Passagens bíblicas relacionadas

Rute 2 Mateus 1.5 Lucas 3.32

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: