Sociedade Bíblica de Portugal

Amós

Amos era um agricultor de Técoa, no Reino do Sul de Judá. Apareceu como profeta no Reino do Norte de Israel na época do rei Jeroboão II, por volta de 750 a.C.

O livro do profeta Amós, um dos doze "profetas menores", recebeu dele o seu nome.

O nome Amós

O nome Amós significa "porteiro".

O profeta Amós não é o mesmo que Amós, o pai do profeta Isaías ( Isaías 1: 1). Em hebraico, estes dois nomes são escritos de maneira diferente.

Amós de Técoa

Amós era um criador de ovelhas e cultivador de figos de Técoa. Este lugar estava situado a cerca de 15 quilómetros ao sul de Jerusalém. No entanto, Deus dá a Amós a tarefa de ir ao Reino Norte de Israel para lá profetizar.

Os que estão no poder em Israel não estão felizes com as palavras críticas de Amós. Dizem-lhe: “Vidente! Vai-te embora! Vai para a terra de Judá. Faz lá as tuas pregações, e ganha lá o teu pão! ”( Amós 7: 12). Mas Amós responde: “Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas. Eu guardava vacas, e tratava de figueiras.”( Amós 7: 14)

Injustiça e desigualdade

O tempo de Amós foi um tempo de considerável paz e prosperidade em Israel e Judá. Foram principalmente os ricos que beneficiaram disso, explorando a parte pobre da população. Nas suas profecias, Amós critica a injustiça e a desigualdade na sociedade. Critica também as outras consequências negativas da prosperidade, como ganância, licenciosidade, corrupção e idolatria.

E Amós adverte o povo de que Deus punirá a injustiça. Diz que os inimigos destruirão a capital, Samaria, e saquearão os esplêndidos palácios ( Amós 3: 11-15).

Essa profecia torna-se realidade em 722 a.C, quando os assírios capturaram e saquearam a cidade de Samaria. Este evento acaba com o reino do norte de Israel.

Passagens bíblicas relacionadas

2.6 Amós 1.1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: