Sociedade Bíblica de Portugal

Aliança no Antigo Testamento: Aliança Abraâmica

Na sua aliança com Abraão, Deus faz-lhe uma promessa: ele será o pai de muitas nações e os seus descendentes receberão a terra de Canaã. Há duas histórias na Bíblia sobre a aliança com Abraão: em Génesis 15 e em Génesis 17: 1-14.

O panela fumegante e a tocha flamejante

Em Génesis 15, Deus promete a Abrão que ele terá um filho e que receberá a terra de Canaã. Abrão pede a Deus uma prova de que essa promessa será cumprida. Em resposta, Deus instrui-o a abater vários animais. Abrão corta os animais ao meio e coloca as metades opostas uma à outra. À noite, vê uma panela fumegante e uma tocha flamejante passar entre os pedaços dos animais. Deste modo, Deus mostra-lhe que cumprirá a Sua promessa.

 

Esta passagem tem por base um ritual antigo que era usado para selar uma aliança. A pessoa que fazia uma promessa era representada pelo animal sacrificado que tinha sido cortado: se não cumprisse a sua promessa, então sofreria o mesmo destino que o animal sacrificado.

A circuncisão como sinal da aliança

Em Génesis 17 Deus também faz uma aliança com Abrão e promete-lhe muitos descendentes e a posse da terra de Canaã. Como sinal dessa aliança, e para selá-la, todos os homens descendentes de Abrão devem ser circuncidados

Significado do termo “aliança”

O termo “aliança” geralmente (no Antigo Testamento e não só) refere um acordo entre duas partes. No entanto, no caso da aliança de Deus com Abraão, a palavra tem outro significado. Neste caso, tem mais a ver com a concessão de certos privilégios. É algo semelhante aos "forais", conhecidos no Antigo Oriente Próximo. Os reis usavam-nos para conceder privilégios, poder ou posses a súbditos merecedores.

 

Passagens bíblicas relacionadas

Génesis 15 Génesis 17.1 - Génesis 17.14

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: