Sociedade Bíblica de Portugal

Hanucá

Hanucá ou Hanukkah (que é a palavra hebraica para "dedicação") é a celebração anual da dedicação do templo. Neste festival, celebra-se a rededicação do templo em Jerusalém, em 164 aC. Também é conhecida como o "festival das luzes". 

Origem da Hanucá 

A Hanucá começa no vigésimo quinto dia do mês quislev (novembro / dezembro) e dura oito dias.

 

O festival comemora os eventos descritos em 1 e 2 Macabeus. No segundo século aC, Antíoco Epifânio IV era o rei da Síria. A Judeia também caiu sob o seu domínio. Profanou o templo em Jerusalém colocando nele ídolos, o que levou o povo judeu a revoltar-se contra ele. Em 164 aC, foi derrotado e o serviço do templo foi restabelecido.

Festival das Luzes

Segundo a tradição, a descoberta de um recipiente de óleo teve um papel importante na rededicação do templo. Quando o templo teve de ser purificado, foi preciso acender o candelabro no santuário do templo (ver Êxodo 27: 20-21). No entanto, só conseguiram encontrar um pouco de óleo puro, suficiente para um dia apenas. Milagrosamente, o candelabro continuou aceso durante oito dias, tempo suficiente para a cerimónia de rededicação. Este milagre ainda hoje é lembrado ao acender-se um candelabro especial.

Tradições

Após a destruição do segundo templo pelos romanos em 70 dC, o povo judeu continuou a celebrar a Hanucá como um festival de luzes. Tanto em casa como na sinagoga, acende-se a vela de "vigia" na menorá (candelabro). A menorá parece-se com o candelabro de sete velas do templo, mas tem oito braços. Por vezes, o candelabro possui um nono braço, usado para acender as outras oito velas. 

As crianças brincam com um pião, no qual estão inscritas as primeiras letras das palavras hebraicas "um grande milagre aconteceu lá" (Gimel Nun Hei Shin); também se trocam presentes. 

Para se lembrarem do milagre que aconteceu com o óleo, as pessoas comem uma espécie de sonhos com compota (supganiyot em hebraico) e panquecas de batata, fritas em óleo (latkes em hebraico). 

Passagens bíblicas relacionadas

4.36 - 4.61

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: