Sociedade Bíblica de Portugal

Cisterna de Água

Uma cisterna ou reservatório de água era um espaço que servia para reter a água da chuva durante os meses secos do ano. As cisternas eram geralmente esculpidas na rocha, mas por vezes usava-se uma caverna já existente. Uma cisterna de água podia ter até 6 metros de diâmetro e 6 metros de profundidade, sendo por vezes até maiores. 

Localização

Por vezes, a cisterna era feita fora da cidade, num local onde a água podia ser facilmente coletada. Em lugares onde viviam muitas pessoas, faziam-se cisternas debaixo das casas.

Material

Para fazer uma cisterna de água selecionava-se um tipo de pedra dura, para que a água não pudesse vazar. Mais tarde, o interior da cisterna passou a ser coberto com uma camada de gesso para torná-la impermeável e para preencher rachaduras. Em Jeremias 2: 13, lemos: “ cavaram cisternas com fendas, que não retêm a água”.

Uso

A água podia ser retirada da cisterna a partir de cima. Mas muitas vezes esculpiam-se degraus na rocha, para fornecer acesso direto à água.

Quando a água entrava na cisterna, vinham também partículas de poeira e terra. Esta sujidade depositava-se no fundo, e enchia lentamente a cisterna com uma camada de lama. De acordo com o relato em Jeremias 36: 6, Jeremias, o profeta, foi preso numa cisterna lamacenta como esta.

 

Passagens bíblicas relacionadas

Jeremias 2.13 Jeremias 36.6

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: