Sociedade Bíblica de Portugal

Anátema

Ser anátema, ou condenado à destruição, é um termo religioso que é frequentemente usado em histórias sobre guerras, o que significa que pessoas ou coisas são dedicadas a Deus. 

O que é ser anátema?

Geralmente, ser 'anátema' tem um significado religioso no Antigo Testamento: uma pessoa ou um objeto deve assim ser dedicado a Deus. Nas histórias mais antigas, isto implica que essa pessoa ou objeto deve ser destruído. Nas histórias posteriores, os objetos tinham de ser mantidos no templo. Assim tornar-se-iam propriedade dos sacerdotes. No caso das pessoas, teriam de trabalhar no templo.

Especialmente durante a batalha para capturar Canaã, Deus pede a destruição total dos inimigos. Tudo o que pertencia ao inimigo (casas, animais e mercadorias) tinha de ser condenado.

Histórias bem conhecidas sobre o anátema

Há duas histórias em que Deus pede a completa destruição de inimigos, mas nas quais essa instrução não é executada. Em ambos os casos, Deus fica irado.

  • Em Josué 7: 1-2, Acan guarda algo para si mesmo, depois da destruição de Jericó, que enterra debaixo da tenda. Eventualmente, ele e a sua família são apedrejados e queimados. 
  • Também é dito ao rei Saul que destrua tudo depois da guerra contra os amalecitas em 1 Samuel 15: 8-10. Mas Saul poupa o rei, assim como todos os melhores animais. Como punição pela sua desobediência, o seu reinado chega ao fim. 

Fontes extra-bíblicas

Foram encontrados textos não-bíblicos que também falam da condenação à destruição total. Na XtopicX_3159_estela de Mesa (uma pedra memorial do século IX aC), o rei Mesa de Moab gloria-se da completa destruição dos seus inimigos. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: