Sociedade Bíblica de Portugal

Barco de Pesca

Usavam-se barcos para pescar no mar Mediterrâneo e no lago da Galileia. Graças aos achados arqueológicos, temos uma boa ideia de como eram os barcos de pesca no tempo de Jesus.

O barco Kinneret

Em 1986, foi encontrado na lama, no fundo do lago da Galileia, um barco que provavelmente se parece muito com os barcos com os quais os discípulos de Jesus pescavam ( Marcos 1: 20 e João 21: 3). Este barco antigo, datado do primeiro século dC, também é conhecido como “barco de Kinneret” ”(Kinneret é o nome hebraico do lago da Galileia) ou como o“ barco de Jesus ”. Tem cerca de 9 metros de comprimento, 2 metros e meio de largura e 1 metro e vinte de altura - grande o suficiente para cinco pescadores (quatro remadores e um timoneiro). O barco foi construído com diferentes tipos de madeira. As tábuas de madeira de cedro estavam presas a uma moldura de ramos de carvalho. A datação mostrou que a madeira é de 100 aC a 64 dC. Hoje, o barco Kinneret pode ser visto no Museu Yigal Alon, perto de Tiberíades.

Barcos grandes e pequenos

Os barcos que os pescadores levaram para o lago variavam em tamanho, dependendo do método de pesca usado. Para a pesca com rede de arrasto, era necessário um barco de pesca relativamente grande, com pelo menos 6 metros de comprimento e adequado para oito pessoas. Para pescar com uma rede de cerco, podia usar-se um barco menor.

Vela, leme e âncora

Além de uma vela, os barcos de pesca também tinham remos. Um grande remo na parte traseira do navio servia como leme. O barco de pesca também tinha uma âncora, consistindo de uma pedra grande (geralmente basalto) com um buraco no topo. Atravessava-se uma corda através desse buraco, que ficava presa ao barco.

Popa

A secção traseira do barco - a popa - costumava ser coberta. Em Marcos 4: 38, Jesus dorme na popa do barco de pesca.

Usavam-se sacos de areia como lastro para manter o barco equilibrado. A almofada em que Jesus estava deitado Marcos 4: 38 era provavelmente um desses sacos de areia.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: