Sociedade Bíblica de Portugal

Linho

Na Bíblia, o linho aparece principalmente como tecido para o vestuário sacerdotal e vestuário para pessoas ricas e influentes, como José na corte egípcia ( Génesis 41: 42). O linho também era usado no tabernáculo e no templo. De acordo com os evangelhos, José de Arimateia usou linho para envolver o corpo de Jesus.

Matéria-prima: linhaça

O linho era feito a partir da linhaça. O clima seco nas terras bíblicas era excelente para o cultivo de linho, que era conhecido pela sua alta qualidade. O centro de produção de linho era Arbel, na Galiléia.

Produção

De acordo com o calendário Guezer, o linho era colhido no mês de março. Após a colheita, as sementes eram removidas. Em seguida, o linho era embebido em água. A humidade quebrava a pectina, que mantém as fibras juntas. Em seguida, o linho húmido era sovado com uma vara de madeira para separar as fibras da palha. As fibras eram fiadas em fios e processadas posteriormente.

Cor

A cor natural do linho é esbranquiçada e geralmente não era tingido. Na época, ainda não tinham a técnica correta para fazer a ligação do corante com as fibras vegetais. O linho podia, no entanto, ser branqueado para torná-lo num branco mais alvo.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.14
Siga-nos em: