100 – A Revelação – PORTÕES RESPLANDECENTES
ORAÇÃO“SENHOR, a tua palavra permanecerá para sempre, mais estável do que o firmamento” (Salmos 119:89). Muito obrigado Pai, pelo que me tens ensinado na minha viagem através da Bíblia.
Texto(s) bíblico
Apocalipse 21
Novos céus e nova terra
A nova Jerusalém
Apocalipse 22
A vinda de Jesus
Conclusão
REFLEXÃO
Quando os nossos filhos eram pequenos, tínhamos uma edição ilustrada da alegoria clássica O Peregrino, de Johan Bunyan. É a história de um homem chama-do Cristão, que inicia uma caminhada na Cidade da Destruição, passa por todo o tipo de perigos e tentações, até chegar ao pé da cruz e, finalmente, ao céu. Lemo-lo tantas vezes ao deitar, que a capa acabou por se gastar. Os nossos filhos já são crescidos, mas eu ainda gosto de ler aquele livro esfarrapado em voz alta. E, sempre que chego à parte em que o Cristão entra na cidade celestial, choro de alegria. Quando leio esta passagem, sinto-me da mesma forma.
Como expressar a sensação de entrar nos portões do céu? Estes dois capítulos estão cheios de imagens que se tornaram populares, acerca desse momento maravilhoso — os portões resplandecentes, as estradas de ouro, o rio da vida, etc. Mas, por mais incrível que tudo possa parecer, a realidade do céu é ainda melhor, em dois aspetos importantes.
Primeiro, tudo será novo (21:5). Parte da maldição do pecado foi o facto, de tudo ficar sujeito à destruição e à morte (Romanos 8:19-22). Mas, quando Jesus regressar para a sua Igreja, vai criar um novo céu e uma nova terra (21:1), e surgirá uma nova Jerusalém (21:2). Estas são imagens fortes, que descrevem como Deus recriará o seu mundo. Uma das alegrias de se ser Cristão é ter a certeza, de que um dia o nosso corpo, a nossa vida e o nosso mundo — tudo — será, gloriosa-mente, novo outra vez.
Mas a segunda realidade do céu, e a mais importante, é ser o lugar onde Deus habitará com o seu povo para sempre (21:3). Foi este o seu plano desde o início e, por essa razão, enviou o seu Filho à terra (João 1:14). “Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Esta é a “grande história” da Bíblia.
APLICAÇÃO
Como te sentes quando pensas no céu? De que forma isso afeta a maneira como adoras e o modo como vives atualmente?
ORAÇÃO
Obrigado Deus, porque um dia não haverá mais morte, nem la-mento, nem choro ou dor, e eu adorar-te-ei com todos os santos na Nova Jerusalém. Vem Senhor Jesus!