Sociedade Bíblica de Portugal

99 – A Revelação – À ESPERA NO MIRADOURO

ORAÇÃOAleluia! Porque tu, Senhor Deus Todo-Poderoso, reinas sobre toda a criação.

Texto(s) bíblico

1Depois ouvi no Céu como que a voz duma grande multidão, que dizia:

«Aleluia!

A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

2Porque verdadeiros e justos são os seus juízos

e porque condenou a Grande Prostituta

que corrompia a Terra com a sua imoralidade.

Deus vingou o sangue dos seus servos

que ela derramou com as sua mãos.»

3E mais uma vez diziam:

«Aleluia!

Por todo o sempre continua a subir o fumo da grande cidade!»

4Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres vivos prostraram-se e adoraram a Deus, que está sentado no trono, e diziam:

«Ámen! Aleluia!»

As bodas do Cordeiro

5E do trono saiu uma voz que dizia:

«Louvem o nosso Deus

todos os que o servem,

todos os seus fiéis,

pequenos e grandes!»

6Depois ouvi como que a voz duma grande multidão, semelhante ao ruído duma grande cascata e de fortes trovões, que dizia:

«Aleluia!

Porque o Senhor, o nosso Deus, o Todo-Poderoso

estabeleceu o seu reinado!

7Alegremo-nos e regozijemo-nos

e demos-lhe glória,

porque chegou o tempo das bodas do Cordeiro

e a sua noiva já se preparou.

8Ele deu-lhe um vestido de linho fino, resplandecente e puro.»

O linho representa a obra dos santos.

9Então um anjo disse-me: «Escreve: Felizes os convidados para a festa de casamento do Cordeiro!» Depois acrescentou: «Isto é verdadeiramente palavra de Deus.»

10Então eu caí aos seus pés para o adorar, mas o anjo disse-me: «Não! Isso não! Eu estou ao serviço de Deus como tu e como os teus irmãos que guardam o testemunho de Jesus. A Deus é que tu deves adorar.» Pois dar testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

O cavaleiro vencedor

11Então vi o céu aberto e apareceu um cavalo branco. O cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça. 12Os seus olhos eram como chama de fogo e na sua cabeça tinha vários diademas. Na sua fronte estava escrito um nome que só ele conhece. 13Estava vestido com um manto embebido em sangue e o seu nome é Palavra de Deus. 14Os exércitos do Céu seguiam-no, montados em cavalos brancos, vestidos de linho branco fino. 15Na sua boca tinha uma espada afiada para castigar as nações. Ele vai governá-las com uma vara de ferro e é ele que pisará com os seus pés as uvas no lagar da ira do castigo de Deus, o Todo-Poderoso. 16E no seu manto, no lugar em que cobre a coxa, estava escrito este título: «Rei dos reis e Senhor dos senhores

17Vi depois no Sol um anjo que estava de pé e que gritou com voz muito forte para todas as aves que voavam no céu: «Venham cá! Juntem-se para o grande banquete de Deus! 18Venham comer a carne dos reis, dos generais e dos poderosos; a carne dos cavalos e cavaleiros e de todos os homens, sejam eles escravos ou livres, pequenos ou grandes.»

19Depois vi a besta e os reis da terra com as suas tropas prontas para combaterem o cavaleiro e o seu exército. 20E a besta foi presa juntamente com o falso profeta que fazia sinais milagrosos diante dela, com os quais ele enganava os que tinham a marca da besta e adoravam a sua estátua. A besta e o falso profeta foram lançados vivos no lago de enxofre a arder. 21Os outros foram mortos pelo cavaleiro com a espada que saía da sua boca e todas as aves comeram as suas carnes até se fartarem.

Os mil anos

1A seguir vi um anjo que descia do céu e na sua mão tinha a chave do abismo e uma grande corrente. 2Agarrou o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo ou Satanás, e prendeu-o por mil anos. 3Lançou-o no abismo, que depois fechou e selou, para não enganar mais as nações, até que se cumpram os mil anos. Depois deste período, deve ser solto durante algum tempo.

4Vi também alguns tronos. Os que se sentaram neles receberam o poder de julgar. Vi ainda as almas daqueles a quem tinham cortado a cabeça por terem dado testemunho de Jesus e proclamado a palavra de Deus. São os que não adoraram a besta, nem a sua estátua, nem trouxeram na fronte ou na mão a sua marca e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5Os outros mortos não voltaram à vida a não ser depois dos mil anos. Esta é a primeira ressurreição. 6Felizes e santos os que tomam parte na primeira ressurreição. Sobre eles a segunda morte não tem qualquer poder. Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo e hão de reinar com ele durante mil anos.

Derrota de Satanás

7Passados mil anos, Satanás será solto da prisão. 8Sairá para enganar as nações dos quatro cantos do mundo, para enganar Gog e Magog e reunir toda a gente para a batalha. São tão numerosos como a areia do mar. 9Subiram a planície e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada, mas Deus enviou fogo do céu que os devorou. 10O Diabo, que os tinha enganado, foi lançado no lago de fogo e de enxofre onde estão também a besta e o falso profeta. Hão de ser atormentados de dia e de noite para sempre.

Juízo final

11Depois vi um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. A Terra e o céu fugiram da sua presença e ninguém mais os viu.

12Vi também todos os mortos, grandes e pequenos, que estavam de pé e diante do trono. Então abriram-se os livros e um outro livro foi aberto, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que está escrito nesses livros, segundo as suas obras. 13O mar entregou os mortos que possuía, a morte e o abismo entregaram também os seus mortos e cada um deles foi julgado segundo as suas obras. 14A morte e o abismo foram lançados no lago de fogo. Este lago de fogo é a segunda morte. 15E quem não tinha o seu nome escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

REFLEXÃO

Há alguns anos atrás, fizemos uma viagem em família às Cataratas do Niágara, na fronteira entre Nova Iorque e o Canadá. De pé, no miradouro, na falésia das cataratas, podíamos observar a água do rio Niágara a ganhar velocidade e a precipitar-se na ruidosa ravina, lá em baixo. Esta passagem é como estar num miradouro, no fim do mundo, pois descreve o incrível e invencível poder de Deus, a enviar Satanás e todo o mal para o abismo.

Apesar de haver muitos pormenores curiosos e intrigantes nesta passagem, o ponto central é que, no final, o mal vai ser derrotado (19:11 – 20:10). Agora, nem sempre parece assim, especialmente, quando vemos algumas das coisas horríveis que acontecem no nosso mundo. Às vezes, parece que o diabo está a ganhar vantagem, mas a Bíblia assegura-nos o contrário. Ele perdeu a batalha decisiva na cruz. Quão maravilhoso é saber, que a condenação de Satanás está garantida!

Outra realidade do final dos tempos, é o juízo final (20:11-15). É isto que o “livro da vida” simboliza. Há quem veja o julgamento final como um conjunto de balanças. Se, as boas obras pesarem mais do que as más, recebes um bilhete para o céu. Mas, não é isto que a Bíblia diz. Só serão salvos os que creem em Jesus (Romanos 3:23; 5:8; 10:9).

Para aqueles que estão em Cristo, o fim do mundo, será um tempo de alegria e celebração (19:1-10). A imagem que João viu na sua visão, foi a de um magnífico casamento tendo Jesus, (o Cordeiro) como o noivo, e a Igreja como a noiva (19:7). Imagina como será estar nesse miradouro, quando o fim do mundo chegar, e ser arrebatado para encontrar Jesus nos ares. Aleluia!

APLICAÇÃO

Estás pronto para o juízo final? Tens a certeza de que estás em Cristo?

ORAÇÃO

Jesus, creio que és o meu Senhor e Salvador e que Deus te ergueu dos mortos. Estou à espera daquele dia maravilhoso, em que voltarás para me levar para casa.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: