Sociedade Bíblica de Portugal

17 – Moisés e o Êxodo – ENCONTRO COM DEUS

ORAÇÃOPai, sabes que a minha “lista de tarefas” não sai do meu pensa-mento. Ajuda-me a colocar tudo de parte para que me possa concentrar em aprender de ti.

Texto(s) bíblico

Êxodo 3

Deus chama Moisés

1Um dia em que Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã, levou o gado através do deserto, até chegar ao Horeb, o monte de Deus. 2Ali apareceu-lhe o Senhor numa labareda de fogo, no meio duma sarça. Moisés viu que a sarça estava a arder sem se consumir. 3Disse então para consigo: «Vou aproximar-me, para ver melhor este espetáculo impressionante duma sarça a arder sem se queimar.»

4Quando o Senhor viu que Moisés se aproximava para observar, chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!» E ele respondeu: «Aqui estou.» 5Deus disse-lhe: «Não te aproximes e descalça-te, porque o lugar onde estás é terra sagrada.» 6E acrescentou: «Eu sou o Deus do teu pai, o Deus de Abraão, Isaac e Jacob.» Moisés desviou o olhar porque teve medo de olhar para Deus. 7O Senhor, porém, continuou: «Tenho visto como sofre o meu povo que está no Egito. Ouvi-os queixarem-se dos seus opressores e sei bem o que eles sofrem.

8Por isso, estou decidido a ir libertá-lo do poder dos egípcios e tirá-lo dessa terra, para o levar para uma terra grande e boa, onde o leite e o mel correm como água. É a terra onde vivem os cananeus, os hititas, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 9Ora eu ouvi as queixas dos filhos de Israel e vi também como os egípcios os maltratam. 10Portanto vai, que eu te envio ao faraó, para tirares do Egito o meu povo, os filhos de Israel.»

11Então Moisés disse a Deus: «Quem sou eu, para me apresentar diante do faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?» 12Deus respondeu: «Eu estarei contigo. E o sinal de que sou eu quem te envia é este: quando tiveres tirado o meu povo do Egito, todos adorarão a Deus neste monte.» 13Porém Moisés respondeu: «Mas olha que, quando eu disser aos israelitas que o Deus dos seus antepassados me enviou para junto deles, eles vão perguntar-me como é que ele se chama. Que é que eu lhes digo?» 14Deus disse então a Moisés: «EU SOU AQUELE QUE É. E dirás também aos israelitas: “AQUELE QUE É foi quem me enviou a vós.”»

15Deus disse ainda a Moisés: «Dirás isto aos filhos de Israel: “O Senhor, o Deus dos vossos antepassados, o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, foi quem me enviou para vos falar.” Este é o meu nome para todo o sempre. Por ele serei lembrado de geração em geração. 16Vai e reúne os anciãos de Israel e diz-lhes: “O Senhor, o Deus dos vossos antepassados, o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, apareceu-me e disse-me que tinha vindo para vos ajudar, porque viu como os egípcios vos têm tratado. 17Disse-me também que vos vai livrar de tudo o que têm sofrido no Egito e que vos vai conduzir à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus, uma terra onde o leite e o mel correm como água.” 18Eles escutarão a tua voz. Irás então com os anciãos de Israel à presença do rei do Egito e dir-lhe-ás: “O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Portanto, deixa-nos ir ao deserto, a uma distância de três dias de caminho, para oferecermos sacrifícios ao Senhor, nosso Deus.” 19Eu sei muito bem que o rei do Egito não vos deixará sair, a não ser pela força. 20Mas eu usarei o meu poder e castigarei o Egito com prodígios terríveis, que realizarei nesse país. Depois disso, o faraó há de deixar-vos sair. 21Além disso, farei com que este povo consiga os favores dos egípcios, de modo que quando saírem não irão de mãos vazias. 22Cada mulher pedirá à sua vizinha, ou à dona da casa em que residir, objetos de prata e de ouro e vestuário, e com tudo isso vestirão os vossos filhos e filhas, despojando o Egito dos seus tesouros.»

Êxodo 4

Deus dá a Moisés poderes extraordinários

1Moisés disse ao Senhor: «Eles não vão escutar, nem sequer vão fazer caso do que eu disser. Pelo contrário, vão dizer: “O Senhor não te apareceu.”» 2Então o Senhor perguntou-lhe: «Que é isso que tens na mão?» Ele respondeu: «Uma vara.» 3E o Senhor disse: «Deita-a ao chão.» Moisés atirou-a ao chão e a vara transformou-se numa cobra. Ao vê-la, Moisés fugiu, 4mas o Senhor disse-lhe: «Estende a mão e pega-lhe pela cauda.» Ele estendeu a mão e, ao agarrá-la, a cobra transformou-se em vara outra vez. 5O Senhor disse-lhe então: «Isto é para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, Isaac e Jacob.» 6O Senhor continuou: «Mete agora a tua mão no peito.» Moisés assim fez e quando a tirou estava coberta de lepra e branca como a neve. 7Deus disse-lhe ainda: «Torna a meter a mão no peito.» Moisés assim fez e, ao retirá-la, viu que estava tão sã como o resto do seu corpo. 8O Senhor acrescentou: «Se acontecer eles não acreditarem em ti e não fizerem caso do primeiro sinal, acreditarão no segundo. 9Mas se não acreditarem em ti, nem fizerem caso destes dois sinais, tiras água do rio, deita-la na terra seca e a água que tiraste do rio há de transformar-se em sangue.»

10Então Moisés disse ao Senhor: «Ó meu Senhor, eu não tenho facilidade de falar; e isto não é de ontem, nem desde que tu estás a falar com este teu servo; mas sempre que tenho de falar, trava-se-me a língua na boca.» 11O Senhor respondeu: «Quem é que deu a boca ao homem? Quem o faz ser mudo, surdo, cego ou ter vista? Não sou eu, o Senhor? 12Vai pois que eu darei força à tua palavra e te ensinarei o que deves dizer.» 13Moisés insistiu: «Por favor, ó meu Senhor, envia outra pessoa em vez de mim!» 14Então o Senhor zangou-se com Moisés e disse: «Tens o teu irmão Aarão, o levita! Eu sei que ele fala muito bem. Aliás, ele vem aí precisamente ao teu encontro e, quando te vir, vai ficar muito contente. 15Fala com ele e explica-lhe o que ele tem que dizer. Eu darei força às tuas palavras e às dele, hei de dizer-vos o que devem fazer. 16Ele falará ao povo por ti; será como um profeta que transmite a tua mensagem. 17Leva essa vara na mão, porque é com ela que mostrarás estes prodígios.»

REFLEXÃO

Nesta fase da sua vida, Moisés, provavelmente, não seria um bom exemplo do poder do pensamento positivo. Oitenta anos de idade, a arrastar-se num emprego sem saída, a viver com os sogros… Não admira que quisesse estar sozinho (3:1).

Deus, muitas vezes, escolhe pessoas às quais o mundo não dá importância (1 Samuel 16:7). David era um pastor de ovelhas pouco impressionante; Maria era uma rapariga Judia desconhecida; Pedro era pescador. Nesta altura, Moisés era um reformado desgastado sem pensão de reforma! Vale a pena pensar nas “pessoas esquecidas” à tua volta. Se presumimos que Deus só trabalha através de líderes cristãos, podemos estar a perder uma das coisas mais poderosas que Deus quer fazer. O que é empolgante na vida cristã é que Deus pode aparecer quando menos se espera.

Como será ter um encontro com Deus? Ao longo dos séculos as pessoas têm tentado “encontrar Deus” de todas as formas possíveis. Esse desejo é bom, certamente. Mas, como Moisés descobriu, Deus está sempre presente, em todos os lugares, e está à nossa espera (Salmos 46:10ª). A verdadeira questão é: será que queremos mesmo encontrá-lo, nos seus termos?

Repara na progressão da interação de Moisés com Deus. Começa com curiosidade (3:3), depois passa a medo (3:6) e, finalmente, rejeição absoluta (4:13). Quando Moisés percebeu que o plano que Deus tinha para ele ia ser difícil, considerou a hipótese de não aceitar o cargo. Se estás, realmente, à procura, não faz mal ter dúvidas e perguntas honestas. Mas, quando estas se tornam um pretexto para rejeitar Deus, o assunto é outro (4:13-14).

A coisa mais maravilhosa é que Deus vê aquilo pelo qual passamos (3:7) e quer estar connosco (3:12). O Deus do universo quer que saibas quem e como ele é. E foi ao ponto mais extremo para te ajudar a compreender isso mesmo.

APLICAÇÃO

Quando e de que formas tens encontrado Deus na tua vida? Como é que isso te mudou?

ORAÇÃO

Deus, admito que às vezes hesito em vir a ti, mas, quero mesmo ter mais de ti na minha vida. Abre a minha mente, o meu coração e a minha vontade àquilo que queres fazer em mim, hoje.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.25.2
Siga-nos em: