18 – Moisés e o Êxodo – ATORMENTADO PELA DÚVIDA?
ORAÇÃOÉs digno da minha adoração, Senhor Deus. Começo este tempo adorando-te do fundo do meu coração.
Texto(s) bíblico
Êxodo 6
Deus chama Moisés e Aarão
Êxodo 7
A vara de Aarão
A praga de sangue
A praga de rãs
Êxodo 8
A praga dos mosquitos
A praga das moscas
Êxodo 9
A praga sobre o gado
A praga das chagas
A praga do granizo
Êxodo 10
A praga de gafanhotos
A praga da escuridão
Êxodo 11
Morte dos filhos mais velhos dos egípcios
REFLEXÃO
Aqui temos uma das batalhas clássicas entre o bem e o mal, contada na Bíblia e na história da humanidade. Moisés confronta o Faraó dez vezes, com as pragas e a mensagem de Deus: “Deixa o meu povo ir…” (7:16). Mas, a teimosia incrível do Faraó acaba por arruiná-lo. Rejeitar Deus, completamente, não é a única forma de os nossos corações se endurecem. Isso, também, acontece como resultado de, gradualmente, fazermos as coisas à nossa maneira, durante um período de tempo. No final, o resultado é o mesmo: um relacionamento quebrado com Deus.
Por que razão Deus se incomodou em mandar dez pragas? Afinal de contas, podia ter poupado o ecossistema e passado, logo, para a décima. Ou, podia derrubar o Faraó e entregar o seu poder a um sucessor mais tolerante. A resposta, na verdade, tem duas partes. A primeira é muito abrangente: Deus queria proclamar seu nome, queria que as pessoas soubessem que ele é Senhor (9:16; 10:2). Ele quer que todas as pessoas do mundo inteiro e de todas as épocas, saibam que ele é Deus, que é poderoso e digno do nosso louvor.
A segunda parte da resposta é muito pessoal: Deus, também trabalha na vida de indivíduos, moldando-os e preparando-os para o trabalho que os chamou para fazer. Pensemos em Moisés: desperdiçou os melhores anos da sua vida e, quando Deus lhe tentou dar uma segunda oportunidade, resistiu e rejeitou o plano de Deus. Moisés precisava de ter uma daquelas frases estampadas no seu manto: “Sê paciente… Deus ainda não terminou a obra em mim.” As dez pragas não eram apenas para o Faraó. Parece que Moisés, também, precisava de se convencer, de que só Deus era o Senhor.
Se queres conhecer Deus, o ponto de partida é acreditar que ele é o Senhor de toda a terra. Mas para o conheceres, verdadeiramente, deves também fazer dele o Senhor da tua vida. É isso que significa ser um seguidor de Jesus.
APLICAÇÃO
O que é/será preciso para te convencer que Deus é o Senhor de toda a terra? E da tua vida também?
ORAÇÃO
Senhor Jesus, ajuda-me hoje, a ser um seguidor teu, disponível, confiante e fiel.