21 – A Lei e a Terra – LISTA DOS 10 +
A LEI E A TERRAAgora, que os Israelitas foram libertos da escravidão do Egito, o seu principal objetivo é encontrar um território onde se possam estabelecer como nação. O território sempre foi uma questão importante para o povo Judeu, não apenas, porque, queriam um lugar ao qual chamar seu, mas, também, porque Deus o tinha prometido. A procura da Terra Prometida é o motivo das próximas cinco leituras. Há quem diga que, “A viagem é mais importante que o destino.” Talvez haja alguma verdade nisto para os filhos de Israel, porque Deus fez coisas incríveis, enquanto vaguearam pelo deserto. Já vimos como Deus dividiu o Mar Vermelho e destruiu o exército Egípcio. Agora, vamos ver o poder de Deus sobre o Monte Sinai e a entrega dos Dez Mandamentos, vamos vê-lo separar o rio Jordão e dar uma vitória militar, extraordinária, aos Israelitas em Jericó. Quando entram na Terra Prometida, os Israelitas estão a viver um momento de, verdadeiro, impulso.Há um tema importante, transversal às leituras, a que deves ter atenção. Os sucessos de Israel, não foram devidos ao seu grande exército, a uma estratégia eficaz ou à boa sorte. Foram o resultado da sua disponibilidade para ou-vir e obedecer a Deus. Tão simples quanto isso. Foram precisos muitos anos para Moisés aprender a lição, mas quando, por fim, conseguiu Deus usou-o verdadeiramente. Josué teve a vantagem de poder observar Moisés, por isso, aprendeu a lição mais depressa. A chave para o crescimento e para a eficácia na vida cristã, é cultivar a disponibilidade e a capacidade para ouvir a Palavra de Deus e praticá-la. Estas leituras perspetivam algumas nuvens escuras no horizonte do povo es-colhido. O bezerro de ouro foi a primeira experiência, direta, de Israel com a idolatria. Vão ter de lutar contra essa tendência destrutiva, ao longo de todo Antigo Testamento. No final, isso afasta-os de Deus e traz um castigo terrível. Mas, também, realça a sua necessidade de um Messias, um Salvador, e é disso de que trata o Novo Testamento.ORAÇÃOObrigado por tornares clara, na tua Palavra, a forma como de-sejas que eu viva. Ajuda-me, hoje, a ler e a compreender com o meu coração.
Texto(s) bíblico
Êxodo 19
Chegada ao Sinai
Êxodo 20
Os dez mandamentos
Temor do povo
REFLEXÃO
As pessoas gostam de argumentar acerca dos Dez Mandamentos. Que relevância têm, hoje em dia? Será que a vida pode ser, apenas, a preto e branco? Não será uma lógica demasiado simplista?
Mas, em todos os argumentos, a maioria das pessoas, passa ao lado do ponto mais importante. Os Dez Mandamentos não são, apenas, uma lista de “Podes” e “Não podes”. Talvez, uma religião prescrita desta maneira fosse o que muita gente queria. Mas, Deus não está a tentar começar uma religião; está a tentar construir um relacionamento com o seu povo (19:4-6).
Podemos dividir os mandamentos em três grupos. Os quatro primeiros mandamentos centram-se no nosso relacionamento com Deus: Existe um único Deus (20:3) e ele alerta-nos a não aceitar substitutos (20:4-6); Não deveremos referir-nos a ele de uma forma vulgar, ou ofensiva (20:7); E devemos honrá-lo e louvá-lo regularmente (20:8-11). Sendo, ele, o Soberano Criador de todas as coisas, é o mínimo que pudemos fazer.
Os mandamentos do segundo grupo centram-se no nosso relacionamento com os outros. Antes de podermos amar “todas as pessoas”, precisamos de começar por amar aqueles que nos estão mais próximos: os nossos pais (20:12) e os nossos cônjuges (20:14). O padrão que desenvolvermos nestes relacionamentos irá afetar todos os restantes. O desafio que se segue, é sermos verdadeiros para com o nosso próximo (20:16) — mais fácil dizer do que fazer, num mundo de manipulação e transigência. Por essa razão, é um alívio que haja, pelo menos, um mandamento “fácil” (20:13). Exceto, que para Jesus, não foi tão fácil assim (Mateus 5:21-22).
Finalmente, no terceiro grupo, Deus preocupa-se com a relação que temos com as coisas. A disposição para roubar (20:15) começa quando não nos satisfazemos com aquilo que temos (20:17). O desejo de ter cada vez mais é um motivador for-te, que pode afastar-nos de Deus (1 Timóteo 6:6-10). Se houvesse mais pessoas a ter um relacionamento correto com Deus, com os outros e com as coisas, o mundo seria, realmente, um lugar diferente. Não admira, que as pessoas prefiram argumentar acerca dos Dez Mandamentos, em vez de, simplesmente, obedecer-lhes.
APLICAÇÃO
Quais são as coisas que podem melhorar ou deteriorar o teu relacionamento com Deus? Quais dos mandamentos gostavas de praticar esta semana?
ORAÇÃO
Senhor, quero mesmo conhecer-te melhor. Por favor, ajuda-me a preocupar-me com as coisas que são importantes para ti. E obrigado por me amares e perdoares quando falho.