32 – A ascensão de Israel – VIVA O REI!
ORAÇÃOSenhor, obrigado pela liberdade que tenho para ler a tua Palavra. Peço-te pela dádiva da tua presença, hoje, ao ouvir o que tens para me dizer.
Texto(s) bíblico
1 Samuel 8
O povo pede um rei
1 Samuel 9
Encontro de Saul e Samuel
Samuel consagra Saul como rei de Israel
1 Samuel 10
REFLEXÃO
O facto de uma nação em desenvolvimento, desejar ter o seu próprio rei, não parece nada por aí além. Afinal de contas, quem vai governar, gastar os impostos ou comandar o exército (8:10-18)? Alguém tem de o fazer!
Mas, sob o desejo “razoável” de Israel estava uma motivação rebelde. Eles queriam ser como todos os outros povos (8:20). Depois de tudo o que Deus tinha feito por Israel, queriam, ainda assim, seguir o seu próprio caminho (8:6-9)! Esta é uma tentação que todos os cristãos enfrentam. Se não tivermos cuidado, a pressão de nos conformarmos, encaixarmos e sermos aceites, pode levar-nos, gradualmente, para longe de Deus. Jesus disse apenas: “Sigam-me” (Marcos 1:16-18). Parece fácil, mas, o que ele está a pedir, realmente, é para ser o “rei” da nossa vida. Isso é o que significa dizer que “Jesus é Senhor”.
Ainda assim, Saul parecia ser uma boa escolha para o “primeiro” rei de Israel; era alto, impressionante, humilde e até religioso. Às vezes Deus dá-nos o que pedimos, apesar de não ser o seu plano, mas, isso levar-nos por caminhos de grandes dificuldades, como aconteceu com os Israelitas. Porém, Deus ama-nos tanto, que até está disposto a usar as más decisões que tomamos, para nos ensinar algumas lições importantes.
No caso de Saul, Deus também estava disposto a dar-lhe a característica vital de um líder cristão eficaz — um coração aberto à liderança do Espírito (10:5-10). Esta é uma qualidade que vale a pena cultivar, sejas líder ou não, porque é assim que Deus te pode usar para marcares a diferença nas vidas das pessoas à tua volta. Repara, que ser liderado pelo Espírito é como as duas faces de uma moeda — Deus tem de trabalhar no teu coração, mas tens de desenvolver a capacidade de o ouvir. Podes fazê-lo, quando lês a Bíblia, oras e usas os seus dons (1 Coríntios 12) para benefício dos outros. Mas, como em qualquer outra aptidão, vais perdê-la se não a usares.
APLICAÇÃO
Quando dizes: “Jesus é Senhor”, o que queres dizer? O que pode-rias fazer, esta semana, para cultivar mais a capacidade de ouvir Deus?
ORAÇÃO
Senhor Jesus, quero ser um seguidor inteiramente comprometido. Por favor, prepara o meu coração, para que me possas usar para fazer a tua vontade.