Sociedade Bíblica de Portugal

33 – A ascensão de Israel – SOMENTE UM MENINO CHAMADO DAVID

ORAÇÃOPai, abre os meus olhos para algo novo na tua Palavra e o meu coração para o teu amor, ao te buscar neste dia.

Texto(s) bíblico

Deus escolhe David para rei

1O Senhor disse a Samuel: «Até quando vais andar triste por causa de Saul, se eu o rejeitei como rei de Israel? Enche o teu vaso de azeite e vai ter com Jessé, em Belém, porque escolhi um dos seus filhos para rei.»

2Mas Samuel respondeu: «Como posso fazer tal coisa? Se Saul vem a saber, mata-me.» O Senhor disse-lhe: «Pega numa vitela e diz que a vais oferecer em sacrifício. 3Convidarás Jessé para o sacrifício e logo te direi o que deves fazer. Vais-me consagrar como rei aquele que eu te indicar.»

4Samuel fez o que o Senhor lhe disse. Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade saíram ao seu encontro com um certo medo e perguntaram-lhe: «A tua visita é de paz?»

5«Sim!», respondeu ele. «Eu vim aqui para oferecer sacrifícios ao Senhor. Portanto, purifiquem-se e venham comigo também.» Disse a Jessé e aos seus filhos para se purificarem, e convidou-os em seguida para o sacrifício. 6Quando chegaram, Samuel viu Eliab, filho de Jessé e pensou que seria talvez esse o escolhido do Senhor para ser consagrado rei. 7Mas o Senhor avisou-o: «Não julgues pela sua aparência e pela sua estatura elevada, porque não foi esse que eu escolhi. Eu não julgo pelas aparências como vós julgais. Julgo pelo coração8Jessé chamou depois Abinadab, apresentou-o a Samuel, mas Samuel disse-lhe: «Também não foi este que o Senhor escolheu.» 9Em seguida, Jessé apresentou Chamá, mas Samuel disse que também não era aquele o escolhido do Senhor.

10Desta maneira, Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos; e Samuel foi dizendo que nenhum deles era o escolhido do Senhor.

11Por fim, perguntou Samuel a Jessé: «Não tens mais filhos?» «Falta só o mais pequeno que anda a apascentar o rebanho» — disse Jessé. «Manda-o chamar» — ordenou Samuel, «porque não comeremos a oferta do sacrifício, enquanto ele não chegar12Jessé mandou-o chamar.

Era um rapaz bem parecido, saudável e de belo aspeto. O Senhor disse então a Samuel: «É esse mesmo; consagra-o rei.» 13Samuel pegou no vaso de azeite e consagrou David como rei, na presença dos seus irmãos. E a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se dele. Depois Samuel despediu-se e voltou para Ramá.

David na corte de Saul

14Entretanto o Senhor retirou o seu espírito de Saul e enviou-lhe um espírito mau, que o atormentava. 15Os seus servidores disseram-lhe: «Sabemos que és atormentado por um espírito mau, enviado por Deus. 16Dá-nos ordens para procurarmos alguém que saiba tocar harpa. E, assim, quando o espírito mau te atacar, tu ficarás melhor, ao ouvires o som da harpa.»

17Saul deu-lhes ordens para procurarem um homem que soubesse tocar bem harpa. 18Então um dos servidores disse: «Eu conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar muito bem. Além disso, é um homem corajoso e um valente guerreiro; fala com sensatez, tem boa apresentação e o Senhor está com ele.»

19Saul mandou, pois, mensageiros a Jessé com o seguinte recado: «Manda-me o teu filho David, o que guarda o rebanho.» 20E Jessé mandou-lhe David com um jumento carregado de pão, um odre de vinho e um cabrito.

21Foi assim que David se apresentou a Saul para o servir. Saul começou a gostar muito dele e nomeou-o seu escudeiro. 22Depois Saul mandou dizer a Jessé: «Eu gosto de David. Deixa-o ficar ao meu serviço.» 23Dali para o futuro, sempre que o espírito mau enviado por Deus atacava Saul, David pegava na harpa e tocava. O espírito mau deixava Saul e este acalmava e sentia-se melhor.

Golias desafia o exército de Israel

1Os filisteus juntaram as suas tropas para a guerra em Socó, cidade de Judá. Acamparam num lugar chamado Efés-Damim, entre Socó e Azeca. 2Saul e os israelitas, por sua vez, reuniram-se e acamparam no vale de Elá e prepararam-se para a batalha contra os filisteus. 3Estes dispuseram as suas tropas num monte, enquanto os israelitas ficaram noutro, apenas separados pelo vale. 4Nisto um homem chamado Golias, da cidade de Gat, saiu do acampamento dos filisteus a desafiar os israelitas. Tinha quase três metros de altura. 5Na cabeça levava um capacete de bronze e no peito uma couraça também de bronze que pesava cinquenta e cinco quilos. 6As pernas eram protegidas por polainas também de bronze e levava uma azagaia igualmente de bronze ao ombro. 7A haste da sua lança era de madeira compacta como a dos cilindros de tear e a ponta era de ferro e pesava mais de seis quilos. À sua frente ia o ajudante com o seu escudo. 8Golias apareceu, de pé, e gritou para os soldados israelitas: «Que fazem aí, alinhados para a batalha? Eu sou um filisteu e vocês são escravos de Saul. Escolham um dos vossos para combater comigo. 9Se ele for capaz de combater contra mim e me vencer, nós seremos vossos escravos; mas se eu o vencer serão vocês os nossos escravos. 10Hoje mesmo desafio o exército israelita: escolham um homem para lutar comigo.» 11Quando Saul e os seus homens ouviram o filisteu ficaram apavorados.

12Em Belém de Judá havia um homem da família de Efraim chamado Jessé. Tinha oito filhos e um deles era David. Nesta altura Jessé já era bastante idoso. 13Os seus três filhos mais velhos, Eliab, Abinadab e Chamá tinham ido com Saul para a guerra. 14Enquanto os três mais velhos permaneciam com o exército do rei, David, que era o mais novo, 15ia ter com Saul e voltava para junto do pai em Belém, a fim de cuidar do rebanho.

16Durante quarenta dias, de manhã e de tarde, Golias continuava a desafiar os israelitas.

17Certo dia Jessé disse ao seu filho David: «Vai ter com os teus irmãos ao acampamento e leva-lhes uma medida de grão tostado e estes dez pães. 18Leva também estes dez queijos para o comandante do batalhão. Vê se os teus irmãos andam bem de saúde e pede-lhes que me deem uma prova de que estão bem. 19Saul também está com eles e com todo o exército israelita no vale de Elá lutando contra os filisteus.» 20No dia seguinte, muito cedo, David deixou o rebanho ao cuidado dum outro e partiu com as provisões como Jessé lhe tinha ordenado. Chegou ao acampamento na altura em que o exército se encaminhava para a linha de batalha, lançando gritos de guerra. 21Os exércitos dos israelitas e dos filisteus tomaram posição para a guerra frente a frente. 22David deixou as provisões ao cuidado de um oficial e correu para a frente de batalha, a fim de perguntar aos seus irmãos como é que eles estavam. 23Enquanto falava com eles, apareceu mais uma vez Golias, o guerreiro filisteu, da cidade de Gat, a desafiar os israelitas com as mesmas palavras de antes; e David ouviu-o. 24Quando os israelitas o viram, ficaram aterrados e puseram-se a fugir 25e diziam: «Viram bem aquele homem? Está a desafiar Israel outra vez. Até o rei Saul já prometeu muitas riquezas a quem o matar. Dará a sua filha, como esposa, e isentará toda a família de pagar taxas.»

26David perguntou então aos que ali estavam: «Que recompensa receberá o homem que matar este filisteu e defender a honra de Israel? Afinal quem é este filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo?» 27Responderam-lhe a mesma coisa que antes tinham dito a respeito daquilo que o rei daria a quem matasse o filisteu.

28Eliab, o irmão mais velho ouviu aquela conversa e ficou aborrecido com David. Perguntou-lhe: «Por que é que vieste cá? A quem é que entregaste as ovelhas que ficaram no deserto? Sei que és um atrevido e que vieste cá só para veres a batalha.» 29David respondeu: «Mas que mal é que eu fiz? Apenas fiz uma pergunta.» 30Voltou-se para um outro homem e perguntou-lhe o mesmo. E as pessoas que ali estavam responderam-lhe da mesma maneira.

David oferece-se para combater Golias

31Alguns homens que tinham ouvido as palavras de David foram-no dizer a Saul, que o mandou chamar. 32E David disse a Saul: «Meu senhor, que ninguém desanime por causa desse filisteu, porque eu mesmo irei combater contra ele.» 33Mas Saul respondeu: «Como é que tu vais combater contra este filisteu, se não passas duma criança e se ele é um guerreiro desde a sua juventude?» 34David disse-lhe: «Meu senhor, eu guardo o rebanho de meu pai e quando um leão ou um urso vêm e levam uma ovelha, 35vou atrás deles e tiro-lha das goelas. E quando me atacam, agarro-os pela queixada e dou-lhes pauladas até os matar. 36Assim como matei leões e ursos também irei matar este filisteu pagão, porque desafiou o exército do Deus vivo. 37O Senhor, que me tem livrado das garras do leão e do urso, também me livrará das mãos deste filisteu.» Perante isto Saul disse-lhe: «Então vai! Que o Senhor esteja contigo

38Saul entregou a David a sua armadura de guerreiro: um capacete de bronze, que lhe colocou na cabeça, e a couraça para o peito. 39David colocou também a espada de Saul à cintura, por cima da couraça. Mas quando quis andar, não era capaz, por não estar acostumado. Disse então a Saul: «Não sou capaz de andar com isto, porque não estou habituado.» E tirou as vestes de guerreiro 40e pegou apenas no seu cajado. Depois escolheu cinco pedras lisas no ribeiro, que meteu no seu saco de pastor, e, com a funda na mão, avançou para o filisteu.

David mata Golias

41Golias dirigiu-se para David, levando à frente o ajudante com o seu escudo. Já estava perto de David, 42quando reparou bem nele. Não o tomou a sério, porque viu que ainda era muito jovem, sendo bem parecido e de belo aspeto. 43E disse a David: «Sou porventura um cão, para me vires bater com um cajado?» E amaldiçoou David em nome dos seus deuses. 44Depois acrescentou: «Aproxima-te, que vou dar a tua carne às aves e às feras.»

45David porém respondeu-lhe: «Vens contra mim com espada, lança e azagaia, mas eu vou contra ti em nome do Senhor, o Deus dos exércitos de Israel, a quem desafiaste. 46Hoje mesmo o Senhor te entregará nas minhas mãos, para eu te matar e cortar a cabeça. Eu é que darei os cadáveres do exército filisteu às aves e às feras. Deste modo, todo o mundo saberá que há um Deus em Israel. 47Todos os que aqui estão hão de ver que o Senhor não precisa de espadas e lanças para a vitória. Ele é que vai vencer esta batalha e vos entregará nas nossas mãos.»

48O filisteu dirigiu-se então para David a fim de combater com ele e David, por sua vez, correu para a linha de batalha dos filisteus, para o enfrentar. 49Meteu a mão no saco, tirou uma pedra e arremessou-a com a funda contra o filisteu, atingindo-o na testa. A pedra ficou-lhe mesmo cravada na testa e o filisteu caiu por terra. 50Foi assim que David, sem nenhuma espada, derrotou Golias, usando apenas uma funda e uma pedra.

51Depois David correu, parou junto de Golias, tirou-lhe a espada e com ela acabou de o matar, cortando-lhe a cabeça.

Quando os filisteus viram que o seu melhor guerreiro tinha sido morto, puseram-se em fuga.

52Nisto os homens de Israel e de Judá lançaram gritos de guerra e perseguiram os filisteus até à entrada de Gat e até às portas de Ecron. Os cadáveres dos filisteus ficaram a juncar os caminhos que levam a Charaim, a Gat e a Ecron.

53Depois de terem perseguido os filisteus, os israelitas voltaram para levarem os despojos do acampamento dos filisteus. 54David pegou então na cabeça de Golias e levou-a para Jerusalém, mas colocou as armas de Golias na sua própria tenda.

David é apresentado a Saul

55Quando Saul tinha visto David partir para combater com o filisteu, perguntou a Abner, general do seu exército: «Quem é o pai desse rapaz?» Abner respondeu-lhe: «Meu senhor, não tenho a menor ideia.» 56E o rei pediu-lhe para se informar.

57Quando David voltou, depois de matar Golias, trazendo ainda a cabeça dele na mão, Abner pegou-lhe pelo braço e levou-o a Saul, 58que lhe perguntou: «Ó rapaz, quem é o teu pai?» E David respondeu-lhe: «Meu pai é Jessé, de Belém, vosso servo!»

Amizade de David e Jónatas

1Depois da conversa de Saul com David, Jónatas que era filho de Saul, tornou-se muito amigo de David. Gostava tanto dele como de si próprio. 2E Saul, naquele mesmo dia, tomou David para o seu serviço e não permitiu que voltasse para casa de seu pai. 3Jónatas estabeleceu com David uma firme amizade, porque gostava tanto dele como de si mesmo. 4Jónatas tirou a própria capa e a roupa militar que levava e deu-as a David, bem como a sua espada, o arco e o cinturão.

5David foi de tal modo bem sucedido em todas as missões de que Saul o encarregou que este o nomeou oficial do seu exército. E isso agradou a todo o povo e aos próprios oficiais de Saul.

Saul tem inveja de David

6Quando David regressou com as tropas, depois de ter morto Golias, as mulheres de todas as cidades saíram ao encontro do rei Saul, cantando e bailando alegremente com pandeiretas e instrumentos de metal. 7Dançavam e cantavam desta maneira:

«Saul matou mil homens,

mas David matou dez mil.»

8Aquilo desagradou muito a Saul, que ficou profundamente aborrecido. E teve este desabafo: «Dizem que David matou dez mil e que eu só matei mil. Só falta fazerem-no rei!» 9E, a partir dessa ocasião, Saul passou a ter ciúmes de David.

10No dia seguinte, o espírito mau enviado por Deus apoderou-se de Saul, que ficou como louco no seu palácio. David estava a tocar harpa, como de costume, e Saul tinha a lança na mão. 11Nisto Saul arremessou-a duas vezes contra David e disse: «Vou espetá-lo contra a parede.» Mas David desviou-se a tempo.

12Saul começou a ter medo de David, porque o Senhor estava com David e a ele tinha-o abandonado. 13Por isso, afastou-o da sua presença, nomeando-o comandante de batalhão. Chefiava as suas tropas em combate 14e era sempre bem sucedido, porque o Senhor estava com ele. 15Saul tomava conhecimento dos êxitos de David e cada vez o temia mais. 16E toda a gente em Israel e Judá gostava de David, porque era ele quem chefiava as tropas.

1 Samuel 16:1-18:16BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

A passagem de hoje relata uma história bíblica, que se tornou parte da nossa cultura. Quando um cidadão solitário desafia o conselho municipal, quando um negócio recente compete com uma grande empresa, quando a pior equipa joga na liga dos campeões, geralmente, dizemos que é David a enfrentar Golias. Mas, qual foi, verdadeiramente, o fator chave para o sucesso de David?

Primeiro, é preciso coragem para um adolescente se voluntariar para lutar com um guerreiro tão grande (17:32). Não admira que os irmãos de David pensassem que aquela vitória tinha sido, um puro golpe de sorte. Mas, a verdadeira razão por que David matou Golias pouco teve a ver com a sua coragem ou sorte. Foi ação de Deus.

Repara, que Deus tinha escolhido David (16:12), tinha-o enchido com o seu Espírito (16:13) e ficado com ele até ao fim (18:14). Deus espera que usemos os talentos e as capacidades que ele nos deu para fazermos a sua obra, mas temos de ter em mente que os resultados finais dependem dele. É por isso, que o sucesso e a humildade têm de andar de mãos dadas. No final, David venceu, porque, percebeu que Golias tinha escolhido lutar contra Deus (17:45).

Isto não quer dizer que David fosse perfeito. O velho e rabugento Eliab pensava que David era vaidoso e perverso (17:28). Talvez o fosse por vezes, geralmente, há sempre um pouco de verdade numa crítica. Mas, a Bíblia clarifica que David desenvolveu o instinto para depender de Deus noutras situações difíceis (17:34-37), por isso, quando a pressão com Golias aumentou, ele estava preparado.

A força maior de David foi o seu coração segundo Deus (Atos 13:22). É natural, sentirmo-nos atraídos por pessoas que têm tudo, na conta certa — beleza, inteligência, capacidades atléticas, charme, fama, riqueza… etc. Mas, Deus diz-nos, claramente, que procura algo mais profundo do que isso (16:7). Procura pessoas com corações completamente comprometidos com ele.

APLICAÇÃO

De que forma tens alcançado sucessos na tua vida? Quem, à tua volta, tem um coração segundo Deus e como o podes identificar? Como podes desenvolver um coração assim?

ORAÇÃO

Senhor Deus, perdoa-me quando me comparo com os outros, em coisas superficiais. Por favor, ajuda-me a desenvolver um co-ração sedento por te conhecer e seguir.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: