34 – A ascensão de Israel – O PRIMEIRO IMPULSO
ORAÇÃODeus, como maravilhoso é estar contigo. Quero pôr de parte to-das as distrações da minha mente e do meu coração, para que me possa focar naquilo que me queres dizer hoje.
Texto(s) bíblico
1 Samuel 23
David no deserto
1 Samuel 24
David poupa a vida de Saul
REFLEXÃO
Para mim, Saul sempre foi uma das figuras mais trágicas da Bíblia. Começou tão bem: talentoso, humilde, escolhido por Deus e cheio do Espírito. Um sucesso potencial infalível. Mas, na leitura de hoje, Saul tornou-se invejoso, paranóico e pecaminoso. Ele sabia que os seus dias estavam contados (23:17). O que aconteceu? Apesar das suas características positivas, Saul tinha o impulso de fazer as coisas à sua maneira, em vez, da de Deus (13:1-15; 15:11). Esta é uma boa definição de peca-do. Com o decorrer do tempo, esse impulso perverteu os seus relacionamentos (23:21-23), arruinou a sua capacidade de decisão (capítulo 28) e levou-o à destruição (capítulo 31). Será que o teu impulso é obedecer a Deus em cada situação? Vale a pena investir algum tempo em oração e reflexão sobre este assunto, para que estejas preparado, quando chegar o momento da verdade. Imagina como as coisas teriam sido diferentes se Saul se tivesse arrependido e re-comprometido a obedecer a Deus. Não importa o que tenhamos feito, não importa o quanto tenhamos desobedecido a Deus, ele está sempre disposto a dar-nos um novo começo (1 João 1:9). Esta é a essência das Boas Novas. Contrariamente, o primeiro impulso de David foi confiar em Deus em todas as situações da sua vida. Mesmo, quando tinha todo o direito de matar Saul, em autodefesa, David retraiu-se, preferindo deixar que Deus fizesse as coisas à sua maneira (24:12). Já foste tratado injustamente, traído ou enganado por alguém próximo? Ripostar e dar-lhes um pouco do seu próprio veneno, raramente, aju-da. É bastante melhor orar: “Senhor, isto não é justo e eu estou muito zangado, mas estou determinado a fazer escolhas que te agradem.” Vais ficar admirado, com a forma como Deus pode usar a confiança honesta nele, para mudar a mais difícil das situações (24:16-21).
APLICAÇÃO
Pensa em algumas situações em que foste tentado. Qual foi o teu primeiro impulso? Pensa numa situação em que vais ter de ser corajoso e confiar em Deus. O que vai isso exigir de ti?
ORAÇÃO
Senhor Deus, quero que o meu primeiro impulso seja a disponibilidade para te obedecer. Não sou capaz de o fazer sozinho, por isso, te peço que me enchas do teu Espírito, agora e sempre.