Sociedade Bíblica de Portugal

50 – Os Profetas – GRANDE É A TUA FIDELIDADE

ORAÇÃO“Lembro-me dos tempos que passaram e penso em tudo o que me tens feito; medito sobre todas as tuas obras” (Salmos 143:5). Obrigado, Senhor Deus, pelas muitas coisas que me ensinaste acerca de ti no Antigo Testamento.

Texto(s) bíblico

REFLEXÃO

O Livro de Malaquias é de leitura difícil. É uma exposição direta e áspera, da cultura de infidelidade de Israel após o exílio. Depois de tudo o que Deus tinha feito pelo povo, Israel, parece não ser capaz de resistir à tentação de seguir o seu próprio caminho. (Para uma revisão rápida da história de Israel lê os Salmos 105 e 106).

Encontramos vários exemplos deste tema na leitura de hoje, mas, três deles têm uma relevância particular. Primeiro, os Israelitas tinham-se tornado fingidos na sua adoração (1:7-14). Isto é o que acontece, quando reduzimos o nosso relacionamento com Deus a uma rotina religiosa. Cumprir apenas os rituais é ofensivo para Deus (1:10), porque, demonstra que não estamos sintonizados com a verdadeira essência da adoração (Deuteronómio 6:4-5).

Em segundo lugar, Malaquias destaca a falta de compromisso dos homens para com as suas esposas (2:10-16). O profeta lembra-lhes da necessidade de guardarem, tanto as suas ações como os seus espíritos (2:15; Mateus 5:27-30), um desafio, especialmente, importante nos dias que correm, em que as oportunidades para pecar estão à distância de um clique na Internet. Finalmente, Malaquias repreende, intensamente, o povo pela sua infidelidade na área dos dízimos — “roubar”, é o nome que Deus lhe dá (3:6-18). Palavras fortes. Mas, consideremos que hoje em dia, apenas, uma dúzia e meia de cristãos dá o mínimo prescrito na Bíblia de dez por cento do seu rendimento, à igreja local e muitos não dão quase nada — apenas os trocos soltos na carteira!Malaquias termina com dois textos a alta voz, sobre “O Dia do Senhor” (2:17-3:5; 4:1-6). Sejam o povo escolhido ou não, o pecado acaba sempre por trazer condenação.

Ao chegarmos ao final do Antigo Testamento, temos de concluir que tem de existir uma forma melhor para as pessoas se relacionarem com Deus. Não im-porta o quanto tentemos, nunca conseguiremos resolver o problema do pecado por nós próprios. Mas, espera mais um pouco. As Boas Novas estão a chegar.

APLICAÇÃO

O que pode enfraquecer a tua decisão de permanecer fiel a Deus? O que te ajuda a amar a Deus com todo o teu coração, alma, forças e entendimento?

ORAÇÃO

Senhor, tens sido tão fiel comigo. Quero mostrar a minha gratidão através da sinceridade da minha adoração e da integridade das minhas ações.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: