Sociedade Bíblica de Portugal

59 – Os ensinamentos de Jesus – AÇÃO INVULGAR

ORAÇÃOEspírito Santo, convido-te a estares presente comigo, à medida que exploro esta passagem.

Texto(s) bíblico

O bom samaritano

25Um certo doutor da lei, que queria experimentar Jesus, levantou-se e fez-lhe esta pergunta: «Mestre, que devo eu fazer para ter direito à vida eterna?» 26«Que diz a Escritura acerca disso?», respondeu-lhe. «Como é que a entendes?» 27E ele disse: «Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a alma, com todas as forças e com todo o entendimento. E ama o teu próximo como a ti mesmo28Jesus comentou: «Respondeste bem. Faz isso e alcançarás a vida.» 29Mas o doutor da lei, querendo justificar-se, tornou a perguntar: «E quem é o meu próximo?» 30Então Jesus contou o seguinte: «Ia um homem a descer de Jerusalém para Jericó. Caíram sobre ele uns ladrões que lhe roubaram roupa e tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31Por casualidade, descia um sacerdote por aquele caminho. Quando viu o homem passou pelo outro lado. 32Também por lá passou igualmente um levita que, ao vê-lo, se desviou. 33Entretanto, um samaritano que ia de viagem passou junto dele e, ao vê-lo, sentiu compaixão. 34Aproximou-se, tratou-lhe os ferimentos com azeite e vinhoe pôs-lhe ligaduras. Depois colocou-o em cima do seu jumento, levou-o para uma pensão e tratou dele. 35No outro dia, deu duas moedas de prata ao dono da pensão e mandou-lhe: “Cuida deste homem, e quando eu voltar pago-te tudo o que gastares a mais com ele.”» 36Jesus perguntou então ao doutor da lei: «Qual dos três te parece que foi o próximo do homem assaltado pelos ladrões?» 37E ele respondeu: «O que teve compaixão dele.» Jesus concluiu: «Então vai e faz o mesmo.»

REFLEXÃO

Esta passagem tem um significado especial para mim, uma vez, que a minha igreja local se chama Igreja do Bom Samaritano. No hall de entrada do edifício te-mos uma estátua de uma pessoa em tamanho real, a ajudar outra a levantar-se, simbolizando, de forma comovente, esta parábola e o lema da nossa igreja: “Fazer ações invulgares no nome de Jesus Cristo”.

À primeira vista, o homem, na história de Jesus, colocou uma questão pertinente acerca da próxima vida (10:25). Mas, não ficou totalmente satisfeito com a resposta, por isso, voltou a questionar Jesus para ter a certeza (10:29). Às vezes, também temos a tendência de reduzir o amor generoso de Deus a uma simples fórmula. Mas, não é assim que as coisas funcionam. Se o teu relacionamento com Deus está excessivamente definido por uma lista do que podes ou não fazer, vai ser difícil seres apaixonado na expressão do teu amor por Deus, ou alegre no serviço aos outros. Jesus, também, não parece estar muito interessado nas “necessidades visíveis” do homem. Indo ao cerne da questão, ele conta a já bem conhecida parábola, da qual, pessoalmente, gostaria de realçar dois pontos.

Primeiro, o desprezado era o herói. Ninguém gostava ou respeitava os Samaritanos, mas, Jesus diz que aquele homem rejeitado, intocável, compreendia e expressava o amor de Deus melhor do que ninguém, incluindo os mestres da religião. A fé cristã, nada tem a ver com ser-se muito instruído ou sempre perfeito, mas, sim, com estarmos disponíveis para receber o amor e o perdão de Deus, e dispostos a expressá-lo a quem nos rodeia.

Em segundo — e este é o ponto alto da história – o verdadeiro próximo foi a pessoa que demonstrou misericórdia. A palavra “misericórdia” carrega consigo a ideia de um sentimento de empatia e compaixão, bem como de ação em favor dos desamparados. Um cristão que tem todas as respostas certas, mas que não mostra misericórdia, não é uma testemunha eficaz de Deus (Lucas 6:36).

APLICAÇÃO

Quem necessita da tua misericórdia? Como a poderias expressar hoje?

ORAÇÃO

Senhor Deus, obrigado por demonstrares uma misericórdia incrível por mim. Hoje, com a tua ajuda, desejo fazer o mesmo por outras pessoas.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: