60 – Os ensinamentos de Jesus – PROPRIEDADE PERDIDA
ORAÇÃOSenhor Jesus, quero aproximar-me mais de ti. Por favor, dá-me um entendimento mais profundo sobre o que te levou a morrer na cruz por mim.
Texto(s) bíblico
Lucas 15
Alegria pela ovelha encontrada
(Mateus 18,12–14)
Alegria pela moeda achada
Regresso do filho pródigo
REFLEXÃO
Certa vez vi uma banda desenhada que mostravam dois sacerdotes a deitar olhares fulminantes para um terceiro que, propositadamente, avançava a passos largos por uma igreja apinhada de gente. O que estava a franzir a testa, disse ao outro: “Sim, mas o que me faz ferver o sangue é a forma como ele ganha almas!”
Facilmente, os líderes cristãos sentem o tipo de inveja profissional e snobismo teológico que vemos na passagem de hoje (15:1-2). Mas nós, também, facilmente descarrilamos, quando vemos a Igreja como um clube para aqueles que estão bem na vida — ou pensam que estão. A imagem que Jesus usou para a igreja é mais parecida com um “entreposto de perdidos e achados”. Este é ponto fulcral das histórias sobre a ovelha e a moeda perdidas (15:3-10). O motivo pelo qual Jesus veio foi reclamar pessoas perdidas e desfeitas. Os Fariseus, simplesmente, não percebiam!
Nesta terceira história (15:11-32), Jesus dá-nos uma imagem do coração de Deus — ele ama os pecadores e está à espera que voltem para ele. Seria de esperar que o pai tivesse dado uma tareia no filho pródigo, ou pelo menos o repreendesse, antes de o receber de volta. Mas, contrariamente ao que pensamos, Deus está muito mais interessado no arrependimento do que no castigo. Na verdade, Jesus definiu o verdadeiro arrependimento quando citou o irmão mais novo (15:17-19). É assim que te sentes quando reconhece o teu pecado?
Temos de sentir pena do irmão mais velho, ressentido. Ele pensava que o amor do pai devia de estar reservado, apenas, para os poucos que o merecessem — especialmente ele. Mas, se Deus pensasse assim, ninguém seria salvo. A missão da Igreja de Jesus Cristo, não é isolar as pessoas “boas”, mas, sim receber e salvar as pessoas “más”. E qual de nós se encaixa, realmente, na primeira categoria?
APLICAÇÃO
Pensa num momento em que te tenhas arrependido verdadeiramente. Como é que essa experiência te fez sentir em relação a Deus? Quem se sente bem-vindo na tua igreja? Alguma vez cometeste o erro de tentar merecer o amor de Deus?
ORAÇÃO
Pai, perdoa-me quando sou igual àquele irmão mais velho. Tens sido tão generoso para mim com o teu amor. Ajuda-me a partilhar esse amor com as pessoas em dificuldade à minha volta.