62 – Os milagres de Jesus – FÉ IMAGINATIVA
ORAÇÃOSenhor Jesus, o meu coração e a minha mente estão cheios de pressão e dos problemas da vida. Ajuda-me a pô-los, agora, de parte, para poder estar contigo.
Texto(s) bíblico
Mateus 14
Jesus caminha por cima da água
Jesus cura doentes em Genesaré
REFLEXÃO
Há alguns anos atrás, estive envolvido numa situação que me trouxe muito stress. O problema era tão grande, que julguei nunca mais me ver livre dele. Quando estava mais embaixo, li esta passagem e colei uma cópia das palavras de Jesus na parede, ao lado da minha secretária. Depois, sempre que sentia medo, proclamava este versículo em voz alta: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!” (14:27). Foram precisos vários anos, mas Deus, maravilhosamente, resolveu o meu problema.
Algumas pessoas agem como se o facto de serem Cristãos as isentasse dos problemas da vida. Infelizmente, não é verdade. Mas, independentemente de quão más as coisas se possam tornar, Deus nunca nos abandona. Se estivermos dispostos a estender-lhe a mão, o momento de crise pode tornar-se no momento de mais íntima comunhão com Deus.
Muito tem sido dito, acerca da falta de fé de Pedro no lago (14:30-31), mas, a mim, o que me impressiona é a sua capacidade de imaginação sob tamanha pressão. Por vezes, a fé requer imaginação — disponibilidade para acreditar, que Deus pode fazer coisas que parecem impossíveis (Mateus 19:26). Ao contrário de Pedro, eu nunca teria imaginado que conseguiria andar sobre as águas; teria, certa-mente, ficado dentro do barco.
Deus não nos dará tudo o que desejamos. Mas podemos confiar que ele providenciará tudo o que precisarmos, quando for necessário, se permanecermos centrados nele.
Com todo o drama da tempestade, era fácil não reparar no que Jesus estava a fazer, antes de andar sobre a água; estava a passar “tempo de qualidade” com o seu Pai (14:23). O que gostas de fazer quando tens tempo para ti? Jesus podia ter permitido que os primeiros sucessos lhe subissem à cabeça (14:13-21) ou podia ter sido, facilmente, esmagado pelas pressões do ministério (14:22-36). Por essa razão, necessitava de passar tempo sozinho em oração. Se Jesus precisava da oração para se manter espiritualmente focado e renovado, nós, então, precisamos muito mais.
APLICAÇÃO
Quais são os teus maiores problemas? O que te deixa receoso? O que podes fazer para buscar a Deus no meio da tua tempestade?
ORAÇÃO
Senhor, sabes que existem alguns problemas na minha vida que eu gostava que resolvesses. Mas, mais do que isso, quero experimentar ter-te comigo. Esta é a minha oração hoje.