69 – A cruz de Cristo – OS CRAVOS
ORAÇÃOPai, “o que eu desejo é conhecer Cristo e experimentar o poder da sua ressurreição” (Filipenses 3:10). Abre o meu coração, ao ler hoje a tua Palavra.
Texto(s) bíblico
João 20
Ressurreição de Jesus
(Mateus 28,1–8; Marcos 16,1–8; Lucas 24,1–12)
Jesus aparece a Maria Madalena
(Mateus 28,9–10; Marcos 16,9–11)
Jesus aparece aos discípulos
(Mateus 28,16–20; Marcos 16,14–18; Lucas 24,36–49)
Dúvidas de Tomé
Finalidade deste livro
João 21
Jesus aparece junto ao lago
As responsabilidades de Pedro
O discípulo preferido de Jesus
REFLEXÃO
A ressurreição de Jesus Cristo é o elemento de coesão central da fé Cristã. Se o eliminarmos, como muitos têm tentado, tudo cai por terra. O apóstolo Paulo compreendeu isso quando disse: “E se Cristo não ressuscitou, então a nossa pregação é inútil e a vossa fé é inútil também” (1 Coríntios 15:14). Por isso, é importante compreender o significado da ressurreição e é isso que as pessoas sobre quem vamos ler na passagem de hoje, estão a ter dificuldade em fazer.
Maria Madalena foi a primeira a chegar ao túmulo (20:1). O seu amor por Jesus era tão profundo, que ela nem se lembrou de avisar os outros sobre o que tinha acontecido (20:10-17). Será que o teu amor por Jesus pode ser descrito des-ta forma? João, também, tinha experimentado o amor de Jesus (João 13:23) e, correspondeu-lhe sendo seu fiel seguidor. Mas, lá no fundo, ainda estava confuso (20:9). Alguma vez te sentiste assim? Talvez frequentes a igreja há alguns anos, mas ainda te falte alguma coisa. João teve a sua verdadeira experiência de conversão, quando tomou a decisão de acreditar com base nas provas (20:8). Já tomaste uma decisão destas por Jesus?
Tomé andava na corda bamba, entre a honestidade intelectual e a rejeição egoísta: “Se eu não vir… não acredito” (20:25). Às vezes, o nosso orgulho pode impedir–nos de compreender mais acerca de Deus. Felizmente, Tomé mudou de atitude (20:28). Há alguma coisa a impedir-te de te tornares um seguidor de Cristo total-mente comprometido? Quanto a Pedro, já não sabia se ainda era um seguidor de Jesus ou não (Lucas 22:54-62). Mas, na praia, Jesus restaurou-o e deu-lhe uma nova missão na vida (21:15-19).
Não há forma de dar a volta à situação: a ressurreição de Jesus Cristo é funda-mental para a fé Cristã.
APLICAÇÃO
Qual é a prova mais convincente da ressurreição de Jesus Cristo para ti?
ORAÇÃO
Meu Deus, maravilho-me com o milagre do túmulo vazio. Obrigado por teres vencido a batalha contra o pecado, a morte e o inferno… por mim.