Sociedade Bíblica de Portugal

70 – A cruz de Cristo – ADEUS… POR AGORA

ORAÇÃOSenhor, quero conhecer a tua realidade na minha vida. Estou mesmo ansioso por te encontrar hoje.

Texto(s) bíblico

Jesus promete enviar o Espírito Santo

1Teófilo,

No meu primeiro livro escrevi acerca de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar 2até ao dia em que foi levado para o Céu, depois de ter dado instruções, pelo poder do Espírito Santo, aos homens que tinha escolhido para seus apóstolos.

3Depois da sua morte, Jesus apresentou-se a estes homens e mostrou-lhes com muitas provas irrefutáveis que estava vivo. Apareceu-lhes muitas vezes pelo espaço de quarenta dias e falou-lhes a respeito do reino de Deus. 4Numa dessas vezes, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: «Não se afastem de Jerusalém. Esperem que se cumpra a promessa que meu Pai fez e de que eu já vos falei. 5De facto, Joãobatizou com água, mas dentro de alguns dias serão batizados com o Espírito Santo.»

Jesus elevado ao céu

6Uma vez, quando os apóstolos estavam reunidos com Jesus, perguntaram-lhe: «Senhor, será agora que vais restaurar o reino para o povo de Israel?» 7Jesus respondeu: «Não vos é dado conhecer o tempo ou o dia que o Pai fixou com a sua própria autoridade. 8Mas receberão poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos lugares mais distantes do mundo.»

9Depois de dizer isto, foi elevado ao Céu, à vista deles, e uma nuvem encobriu-o, de modo que já não o viram mais. 10Estavam eles a olhar atentamente para o céu enquanto ele subia quando, subitamente, apareceram junto deles dois homens vestidos de branco 11que lhes disseram: «Galileus! Por que estão aí parados a olhar para o céu? Este mesmo Jesus que do vosso meio foi elevado ao Céu, voltará da mesma maneira como agora o viram subir.»

Atos dos Apóstolos 1:1-11BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

Jesus excedeu-se para provar que tinha ressuscitado dos mortos (João 20:30-31; 21:25). Deixou um rasto de provas para que todos, incluindo eu e tu, pudessemos compreender o que ele fez na cruz e no túmulo. Porém, por estranho que possa parecer, os discípulos ainda não tinham compreendido: ainda esperavam ver surgir um reino político (1:6).

Às vezes, é difícil abrir mão das nossas próprias ideias e deixar que Deus comece a trabalhar. Pode ser confuso e até doloroso, mas, até deixarmos os nossos planos, não podemos experimentar os planos de Deus. Não restava muito tempo a Jesus na terra, por isso, ele não o desperdiçou a corrigir os discípulos. Usou-o antes, para comunicar duas realidades importantes sobre o seu reino, pela última vez.

A primeira chama-se poder. Era impossível aos discípulos cumprirem a missão que Jesus estava prestes a dar-lhes, (Mateus 28:18-20) por si próprios. Eles necessitavam da sua presença e poder — razão pela qual Jesus prometeu enviar-lhes o Espírito Santo. Algumas pessoas, hoje em dia, enfatizam demasiado o Espírito Santo, tornando-o quase mais importante do que Jesus. Outras parecem ter medo dele, e agem como se ele já não trabalhasse entre nós. O ponto de parti-da, é que Jesus disse que nós precisamos da ajuda do Espírito Santo e devemos estar ansiosos por pedi-la.

A segunda realidade chama-se testemunho. O poder tinha como função comunicar uma mensagem (1:8). Repara, que Jesus disse-lhes para esperarem (1:4). Por vezes, esperar que Espírito Santo crie uma oportunidade para o ministério é difícil. Mas, quando esperamos pela direção do Espírito Santo em oração, os verdadeiros resultados surgem.

Não é possível, sequer, imaginar o que terá sido a ascensão de Jesus aos céus. Sem dúvida, que deixou uma sensação inesquecível nos discípulos, e confirmou tudo o que Jesus lhes tinha ensinado. O mais maravilhoso é que um dia, não vamos precisar de imaginar mais. Vamos ver Jesus face a face (1:11).

APLICAÇÃO

O que significa para um Cristão viver “com o fim em mente”?

ORAÇÃO

Jesus, o teu nome é acima de todos os outros. Dobro os meus joelhos e confesso que és o meu Senhor para sempre (Filipenses 2:9-11). Anseio pelo dia em que te verei face a face.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: