Sociedade Bíblica de Portugal

74 – O nascimento da Igreja – HERÓI DESCONHECIDO

ORAÇÃOSenhor, obrigado pela Bíblia. Por favor ajuda-me a compreender e a aplicar aquilo que vou aprender hoje.

Texto(s) bíblico

Filipe e o alto funcionário da Etiópia

26Um anjo do Senhor disse um dia a Filipe: «Prepara-te e dirige-te para o sul, pelo caminho deserto que vai de Jerusalém a Gaza.» 27Filipe partiu logo. Quando ia a caminho, encontrou-se com um eunuco, que era alto funcionário, tesoureiro e administrador-geral de Candace, rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. 28Estava agora de regresso ao seu país e, sentado no seu carro, lia o livro do profeta Isaías. 29Então o Espírito de Deus disse a Filipe: «Aproxima-te e acompanha esse carro.» 30Filipe acelerou o passo, chegou-se ao carro e, ouvindo o etíope a ler o livro do profeta Isaías, perguntou-lhe: «Tu entendes o que estás a ler?» 31Ele respondeu: «Como é que eu posso entender, se ninguém me explicar?» E convidou Filipe a subir e a sentar-se com ele no carro. 32A parte da Sagrada Escritura que ele estava a ler era esta:

Como uma ovelha que é levada para o matadouro,

como um cordeiro que fica calado diante do que o tosquia,

também ele não abriu a sua boca.

33Foi humilhado e não se lhe fez justiça.

Ninguém poderá falar dos seus descendentes,

porque a sua vida foi tirada da terra.

34O etíope perguntou a Filipe: «Diz-me, por favor: de quem é que o profeta está a falar? Dele mesmo ou doutra pessoa?» 35Filipe, partindo daquela passagem da Escritura, anunciou-lhe a boa nova de Jesus. 36Ao chegarem a um lugar onde havia água, o etíope disse: «Temos aqui água! Há alguma coisa que impeça de eu ser batizado?» 37[Filipe respondeu: «Se tu crês de todo o coração, não há nada que o impeça.» E ele respondeu: «Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.»] 38Mandou então parar o carro, entraram os dois na água e Filipe batizou-o. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor levou dali Filipe, de modo que o eunuco não tornou a vê-lo, mas continuou a sua viagem cheio de alegria. 40Filipe encontrou-se na cidade de Azoto e, partindo dali, continuou a pregar o evangelho de povoação em povoação até chegar a Cesareia.

Atos dos Apóstolos 8:26-40BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

Filipe não foi um dos nomes grandes da Igreja primitiva. Comparado com após-tolos como Pedro ou Paulo, o seu papel foi mais discreto. Talvez te sintas, também, assim por vezes. Mas, o sucesso da Igreja, não depende de celebridades. Depende de pessoas comuns, capacitadas pelo Espírito Santo para se tornarem testemunhas extraordinárias de Jesus Cristo.

É o que lemos nesta passagem. Filipe seguia o seu caminho, quando um anjo (8:26) e o Espírito (8:29), planearam uma oportunidade para que ele partilhasse as Boas Novas. Nunca devemos perder de vista o facto, de que Deus já está a trabalhar no mundo. A nossa função é estarmos sensíveis ao que ele está a fazer e dispostos a deixá-lo usar-nos no momento certo.

Então, o que podemos aprender acerca de partilhar a nossa fé, eficazmente, a partir do exemplo de Filipe? Primeiro, ele fez perguntas (8:39), não deu respostas. É importante compreendermos aquilo pelo qual as pessoas estão a passar, antes de oferecermos uma solução. A seguir, Filipe tomou tempo para explicar o que a Bíblia dizia sobre Jesus (8:35). Hoje em dia, um dos melhores contextos para se fazer isto é em pequenos grupos de estudo bíblico. Não admira, que tantas igrejas em crescimento tenham dado ênfase aos pequenos grupos.

Mas, o mais importante acerca desta história é que Filipe estava disposto a agir, mesmo sem saber porquê. Filipe não sabia o que iria encontrar ao dirigir-se para o deserto (8:26). Apenas sabia que Deus queria que ele seguisse por aquela estrada e que estivesse preparado. É fundamental, para quem deseja partilhar as Boas Novas — ou fazer qualquer outra coisa de valor para Deus — estar disposto a ouvir e a obedecer em quaisquer circunstâncias. Será que Deus está a impelir-te a fazer algo que não faz muito sentido?

APLICAÇÃO

O que sentes em relação a partilhar a Tua fé? Como pode Deus estar a trabalhar na vida dos teus amigos descrentes? Como fazer parte daquilo que Deus já está a fazer?

ORAÇÃO

Pai, sei que estás a trabalhar à minha volta. Por favor, abre os meus olhos para o que estás a fazer, e dá-me a coragem para responder de imediato.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: