79 – As viagens de Paulo – CONHECER A VONTADE DE DEUS
ORAÇÃOObrigado, Senhor, pelo exemplo de Paulo. Que eu possa ser tão dedicado a ti como ele.
Texto(s) bíblico
Atos dos Apóstolos 16
Timóteo acompanha Paulo e Silas
Paulo sente-se chamado à Europa
Em Filipos
Paulo e Silas na prisão
Libertação de Paulo e Silas
Atos dos Apóstolos 17
Dificuldades em Tessalónica
Paulo e Silas em Bereia
Paulo em Atenas
Atos dos Apóstolos 18
Paulo em Corinto
Paulo volta para Antioquia
Apolo em Éfeso
Atos dos Apóstolos 19
Paulo em Éfeso
Alvoroço em Éfeso
Atos dos Apóstolos 20
Paulo na Macedónia e na Grécia
Paulo em Tróade
De Tróade a Mileto
Mensagem de Paulo à igreja de Éfeso
REFLEXÃO
“Irá Deus castigar-me se eu não conseguir levar a cabo o que ele quer que eu faça? E se eu tentar e correr tudo mal?” Talvez já te tenhas sentido assim, ao tomar uma de-cisão importante. Sem dúvida, que Paulo estava a buscar a direção de Deus no início desta nova viagem missionária. Mas, como podemos conhecer a vontade de Deus?
O ponto de partida, é esperar no Senhor (13:2-3). Para nós, é mais natural delinear o caminho e depois pedir a Deus que o abençoe. Mas, isso pode trazer-nos problemas. É muito melhor orar, jejuar, pedir conselhos e esperar que o Espírito Santo nos guie. Isto, não quer dizer que devemos ficar parados. Repara que, no princípio, Paulo pareceu não compreender qual era a vontade de Deus. Tentou ir para a Ásia, depois para a Bitínia e, Deus impediu-o duas vezes (16:6, 9-10). Por fim, Deus abriu a porta para a Macedónia. Quando tomamos tempo para buscar, seriamente, a vontade de Deus, podemos caminhar em fé, mesmo que o caminho pareça, ainda, pouco claro. Deus pode usar os desvios da nossa rota, para nos colocar onde ele quer.
Mas, a caminhada nem sempre vai ser fácil. Pensa em todas as coisas más que aconteceram a Paulo e aos seus companheiros em cada uma destas cidades. “Senhor, pensei que me tinhas dito para ir à Macedónia.” O mais curioso é que, muitas vezes, o trabalho de Deus não aparenta ser bem sucedido. Isto deve-se ao facto de ele usar as nossas fraquezas para concretizar os seus planos (2 Coríntios 12:9-10). Mas, independentemente, do que aconteceu — de bom ou de mau – Paulo continuava focado na motivação correta para o ministério (20:24). Nós, também, devemos fazer o mesmo.
Paulo usou estratégias diferentes, dependendo de quem estava a tentar alcançar. Com os que estavam familiarizados com a Bíblia, falava “sobre a Sagrada Escritura” (17:2), mas, com os outros, usava a arte e a cultura, de forma a criar pontos de ligação para, depois, poder partilhar as Boas Novas (18:1-17). Esta é uma boa estratégia, para qualquer pessoa que tente comunicar o evangelho no mundo pós-moderno.
APLICAÇÃO
Como buscas a vontade de Deus? Deus já usou algum desvio na tua vida, para concretizar a sua vontade em ti ou nas noutras pessoas?
ORAÇÃO
Pai Celestial, quando olho para trás, vejo como me tens guiado. Se há uma nova direção que desejas que eu tome, peço-te que me dês a coragem de avançar em fé.