8 – Abraão, Isaac e Jacob – ESTRANHO, MAS VERDADEIRO
ORAÇÃOHoje, quero louvar-te, Pai. És tão fantástico, tão bom e amoroso para mim. Quero que saibas o quanto te amo.
Texto(s) bíblico
Génesis 21
Nascimento de Isaac
Abraão separa-se de Ismael
Aliança entre Abraão e Abimelec
Génesis 22
Deus põe à prova a fé de Abraão
REFLEXÃO
Hoje começamos com uma história tão estranha que poderia ser o título de qualquer jornal diário: Mulher de 90 anos, grávida de um homem de 100! Mas esta história é verdadeira e, mais uma vez, demonstra que Deus pode fazer o impossível, não apenas nas páginas da Bíblia, mas, também, na tua vida. Depois da nossa última leitura, Deus encontrou uma forma de lembrar a Abrão o seu plano, de construir uma nação através dele, mudando-lhe o nome de Abrão, que significa “pai exaltado”, para Abraão, que significa “pai de muitos” (17:5). Era uma espécie de lembrete de que Abraão, em breve, iria precisar.
A história torna-se, ainda, mais estranha, quando Deus diz a Abraão para sacrificar o seu filho Isaac (22:2). Qualquer pai sentiria, imediatamente, o horror de tal dilema. Mas, a parte mais extraordinária da história, é que Abraão não per-de tempo e obedece a Deus. “Na manhã seguinte, Abraão levantou-se cedo…” (22:3). Não discute, nem questiona a intenção de Deus. Levou toda a sua vida, mas Abraão aprendeu a confiar em Deus, não importa o quê. Este, ainda, é um objectivo na vida cristã.
O que Abraão não conseguiu perceber era que Deus estava a usar um teste, aparentemente, cruel para fazer uma afirmação profunda. Enquanto a tensão aumenta em frente ao altar improvisado, Abraão, sem saber, profetiza o plano de salvação de Deus: “Deus há de encontrar a vítima para o sacrifício” (22:8). De facto, Deus providenciou o cordeiro — o seu único Filho, Jesus Cristo, que morreu na cruz, no sacrifício definitivo pelos nossos pecados. Esta é a “grande história”, em poucas palavras. O Cordeiro de Deus está no centro das Boas Novas.
É verdade que Deus, por vezes, testa-nos e isso não é nada agradável. Mas, os testes de Deus edificam mais a nossa fé do que qualquer outra coisa e produzem bênçãos muito maiores na nossa vida, do que aquilo que somos capazes de perceber na altura (22:15-18). Aconteça o que acontecer, podemos confiar que o plano de Deus é sempre o melhor para nós (Romanos 8:28).
APLICAÇÃO
Será que Deus te está a testar de alguma forma neste momento?
De que forma pensas que Deus está a querer edificar a tua fé?
ORAÇÃO
Pai, não compreendo o teu amor por mim na totalidade, nem os teus caminhos. Mas, quero confiar sempre em ti. Ajuda-me a ouvir a tua voz e a seguir-te ao longo do caminho.