Sociedade Bíblica de Portugal

85 – De Paulo para as Igrejas – E OS QUE SE AFASTAM?

ORAÇÃOSenhor Deus, peço que me enchas com o conhecimento da tua vontade, para que eu possa produzir frutos e viver uma vida que te agrade.

Texto(s) bíblico

Colossenses 1

Saudação

1Da parte de Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e do irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão na cidade de Colossos: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai.

Agradecimento pelos dons de Deus

3Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4pois soubemos da vossa fé em Jesus Cristo e do amor que mostram por todos os crentes. 5Quando ouviram pela primeira vez a mensagem da verdade, o evangelho, ouviram falar da esperança que ela oferece. Por isso, a fé e o amor que têm baseiam-se naquilo que esperam e que vos está reservado no céu. 6O evangelho que receberam está a dar fruto e a crescer em todo o mundo, como aconteceu entre vós, a partir do dia em que ouviram falar da graça de Deus e a conheceram de verdade.

7Tudo isso aprenderam com Epafras, nosso querido companheiro e fiel colaborador no serviço de Cristo entre vós. 8Foi ele que me falou do vosso amor inspirado pelo Espírito de Deus.

Oração pelos crentes

9Por tal motivo, nunca mais deixámos de orar por vós, desde o dia em que soubemos tudo isso. Pedimos a Deus que vos dê o pleno conhecimento da sua vontade, concedendo-vos toda a sabedoria e entendimento que vem do seu Espírito. 10Desse modo, poderão viver segundo a vontade do Senhor e fazer o que lhe agrada, praticando sempre o bem e crescendo no conhecimento de Deus. 11Pedimos ao nosso Deus que vos torne firmes e constantes pelo seu poder glorioso, para que possam suportar tudo com paciência e alegria. 12Agradeçam a Deus Pai, que vos tornou dignos de tomar parte na herança reservada ao seu povo, no reino da luz. 13Livrou-nos do domínio da escuridão e fez-nos passar para o reino do seu Filho querido.

Cristo, centro do Universo

14O Filho alcançou-nos a redenção e o perdão dos nossos pecados.

15Ele é a imagem do Deus invisível:

nascido do Pai antes da criação do mundo.

16Foi por ele que Deus criou tudo o que existe no Céu e na Terra,

o que se vê e o que não se vê,

as forças espirituais, os domínios, as autoridades e os poderes.

Foi por ele e para ele que Deus criou tudo.

17Já existia antes de tudo

e é ele que dá consistência a tudo o que existe.

18Ele é a cabeça do corpo que é a igreja.

Ele é a origem, é o primeiro dos ressuscitados,

de modo que tem o primeiro lugar em tudo.

19Porque Deus achou por bem estar totalmente presente no seu Filho,

20e também, por meio dele, reconciliar consigo mesmo tudo o que existe na Terra e no Céu,

estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

21Antes estavam longe de Deus e eram seus inimigos no vosso íntimo, por causa do mal que praticavam. 22Mas agora, por meio da morte do seu Filho, Deus reconciliou-vos consigo mesmo para vos colocar na sua presença santos, dignos e sem culpa. 23Mas é preciso que se mantenham firmes e bem fundamentados na fé, e não se afastem da esperança que receberam quando ouviram o evangelho, essa boa nova que tem sido anunciada a toda a gente deste mundo e da qual eu, Paulo, me tornei pregador.

Colossenses 1:1-23BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

Talvez conheças um amigo ou membro da família, que já foi um cristão compro-metido mas, cujo entusiasmo foi diminuindo, ao longo do tempo, a ponto, de pôr em causa esse compromisso. Como podemos encorajar os cristãos que se estão a afastar da fé? Era este o desafio que o apóstolo Paulo enfrentava, quando escreveu a carta aos Colossenses.

Paulo começou por enfatizar o lado positivo (1:3-6). O crescimento em Cristo, nem sempre é uma linha reta. Às vezes, ao compromisso inicial segue-se um contratempo. Em vez de repreender os Colossenses, Paulo louvou o seu bom começo e lembrou-os da influência positiva que tiveram sobre outras pessoas. Também, lhes garantiu que orava por eles (1:9-14). Os novos crentes precisam de encorajamento e oração, não de críticas.

Mas os Colossenses corriam o risco de descarrilar, pois, estavam a acrescentar coisas ao evangelho. Alguns até pensavam, que tinham de seguir as leis Judaicas para serem cristãos. Paulo corrigiu estes mal-entendidos, voltando ao ponto central do evangelho: Jesus Cristo. Escolheu cada frase da sua afirmação, cuidadosamente, redigida, (1:15-20) para comunicar as verdades importantes acerca de Jesus. Agora, estavam prontos para ouvir as Boas Novas, e Paulo entregou-as de forma compacta (1:21-23).

A estratégia de Paulo para ajudar os Colossenses dá-nos um bom exemplo. Na maioria das vezes, esperamos que os novos crentes sejam perfeitos e criticamo-los, assim que falham. “Estão a ver, eu sabia que ele não era verdadeiro.” Precisamos de orar por qualquer pessoa que se tenha afastado da fé, para que volte a centrar-se em Jesus Cristo, e precisamos de reconhecer que Deus é quem conhece os corações das pessoas — nós, não.

APLICAÇÃO

Conheces alguém que se tenha afastado? O que podes fazer esta semana, para o encorajar na sua fé? Como o poderás ajudar a voltar a centrar-se em Jesus Cristo?

ORAÇÃO

Jesus, obrigado por me reconciliares com Deus. Mantém-me perto.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.24.4
Siga-nos em: